14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Conheça o Harena Inovação que é o hub do Hospital de Amor para projetos de saúde pública

Já participaram dos programas de aceleração 61 startups e atualmente há 13 projetos ativos em diferentes áreas

Referência mundial em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos dá mais um passo importante para o futuro da medicina ao ter lançado, no início de 2021, sua própria iniciativa de fomento e conexão de projetos inovadores, voltados à saúde pública: o hub Harena Inovação.

O intuito da iniciativa é viabilizar conexões entre os diversos agentes dos setores relacionados à área possibilitando facilidade e agilidade nas ações estratégicas de empreendedorismo, ao conectar ideias, pessoas, startups e instituições.

De acordo com o diretor de Inovação do Hospital de Amor e do Harena Inovação, Luís Gustavo Romagnolo, a iniciativa do hub surgiu a partir das próprias dificuldades da instituição, uma vez que todo o atendimento é realizado por meio do Sistema único de Saúde (SUS). “Com esse foco principal do hospital, o Harena é o hub de aceleração de inovação aberta para desenvolver produtos e soluções de saúde pública do Brasil. O hospital tem parcerias e presença em 16 estados e cada unidade tem uma dificuldade técnica, como o acesso a cirurgias, acesso ao diagnóstico, acesso ao tratamento. Fazemos o levantamento dos desafios e demandas que cada unidade tem e trazemos para o Harena liberando esses desafios para as startups acelerarem essas ideias e transformarem em produtos que vão beneficiar os pacientes de saúde pública do país”, explica Romagnolo.
 
LEIA TAMBÉM 
Instagram suspende contas de usuários nesta segunda-feira (31); entenda
 
Conheça 5 características essenciais que definem uma startup

Desde o início das atividades, 61 startups participaram dos programas de aceleração e 13 projetos estão ativos atualmente, sendo validados em diferentes áreas do hospital. Segundo o diretor de Inovação, os resultados estão acima do esperado. “O Hospital de Amor tinha uma demanda reprimida para trabalhar com projetos de inovação e o Harena veio para dar suporte e estruturar todos esses projetos”, conta. 

Soluções que unem inovação e tecnologia

Dentre as iniciativas já implantadas, há o projeto de uso do metaverso para crianças que estão fazendo tratamento de quimioterapia. Há também um projeto de inteligência artificial para detecção precoce de câncer na cavidade abdominal e sistema nervoso central de crianças. “É uma solução na área preventiva. Já são mais de 2 mil pacientes analisados com uma precisão de mais de 95% e já está sendo aplicado nos postos de saúde”, conta Guilherme Sanches, gerente de Inovação do Harena.

Outra iniciativa é um aplicativo que telemonitora pacientes diabéticos, que não são insulino dependente. Atualmente, 252 pacientes estão sendo monitorados com o intuito do aplicativo ser uma ferramenta para controle evitando a evolução da doença.

Há também o projeto de sensores de Internet das Coisas (IoT) para monitorar câmaras de armazenamento de medicamentos. “Temos câmaras refrigeradas com mais de R$1 milhão em fármacos e medicamentos. Esses sensores monitoram temperatura para evitar que a variação não afete a qualidade dos produtos”, explica Sanchez.

Os resultados estão sendo colhidos até antes do que imaginavam. “Para se ter uma ideia, no projeto de inteligência artificial para avaliação de prescrição médica já temos uma previsão de impacto de cerca de 300 mil reais em economia. É o dinheiro público que está sendo economizado por utilizar uma tecnologia e uma solução inovadora”, ressalta o gerente de Inovação.

- Publicidade -

Ações de Inovação do hospital

O Harena Inovação conta atualmente com dois programas de aceleração de startups: o programa Healthtech Barretos e o Programa de Imersão no Hospital de Amor de Barretos, conectando startups em diferentes estágios de desenvolvimento.

Além do programa de aceleração, o time Harena organiza e realiza eventos, cursos e treinamentos com profissionais, acadêmicos e pesquisadores nacionais e internacionais.

Há também um programa interno de ideação e estruturação de projetos inovadores para a área da saúde do Hospital de Amor de Barretos. A Hause é exclusiva para colaboradores do Hospital, incluindo todas as unidades de tratamento, prevenção e reabilitação espalhadas pelo país. O objetivo é fomentar a criação de projetos para resolução de problemas internos do Hospital de Amor.

O Hospital ainda conta com o Programa de Pós-Graduação Profissional de Inovação em Saúde, que abrange estudos e trabalhos de formação em nível de Mestrado de caráter profissional, em uma parceria entre o Hospital de Amor (Fundação Pio XII) e a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB.

Perspectivas para os próximos anos

Os próximos objetivos é levar o conceito de inovação do Harena para as outras unidades do Hospital de Amor nos 16 estados brasileiros. “Em 2022, já iniciamos a aceleração na cidade de Arapiraca, em Alagoas, e em 2023 iremos para a região Norte. A proposta é enxergar de perto as demandas específicas de cada região e por meio de ideias de inovações desenvolver soluções para esses desafios”, completa Luís.

- Publicidade -

LEIA MAIS 
Você sabe o que é coworking? espaço tem conquistado novos públicos

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress