Após a chegada do iPhone 14 ao mercado nacional, em outubro passado, a venda de modelos anteriores da Apple aumentou, de acordo com o levantamento realizado pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de itens usados e seminovos do Brasil.
Entre os modelos, o iPhone 11 Pro foi o que teve maior aumento nas vendas por meio da OLX, com crescimento de 161%, seguido do iPhone 13 Pro Max (49%), iPhone 12 Pro (16%), iPhone 13 (13%) e do iPhone 12 Pro Max (11%).
A oferta de anúncios desses smartphones no e-commerce de compra e venda online também ampliou no período. No ranking, iPhone 12 Pro cresceu 19%, seguido por iPhone 13 (15%), iPhone 12 Pro Max (15%), iPhone 13 Pro Max (9%) e o iPhone 11 Pro (5%).
Quando se observa a performance dos celulares, a Apple é a marca mais presente no levantamento da OLX dentre os modelos mais procurados e vendidos, que têm o iPhone 11 como líder em ambos os rankings.
O custo médio deste aparelho anunciado na plataforma é de R$ 2.200 e a economia é de 25% se comparado a um novo. O Samsung Galaxy A10, com valor médio de R$ 380, é o único dispositivo Android dentre os dez mais buscados e vendidos, no qual é possível economizar 60% em comparação com o preço de um novo.
LEIA TAMBÉM
Aprenda a bloquear perfis e assuntos indesejáveis de suas redes sociais
WhatsApp anuncia conexão via servidor proxy
“Com lançamentos recorrentes de modelos de iPhone e a valorização desses aparelhos, o mercado de usados e seminovos passa a ser atrativo tanto para quem vende quanto para quem compra. Por meio da plataforma, é possível adquirir um iPhone com economia de 40%. Ao mesmo tempo, o usuário que desapega pode obter parte do valor que havia gasto na compra do mesmo. Os brasileiros estão mais atentos ao mercado de segunda mão e estão cada vez mais conscientes não só da economia ou renda extra, como também pela contribuição ao meio ambiente ao dar segunda vida a um item,” comenta Regina Botter, General Manager da OLX.
O levantamento da OLX indica também que além dos celulares, os televisores, respectivamente, lideraram o ranking dos dez eletrônicos mais procurados entre janeiro e outubro de 2022 na plataforma, seguido do PlayStation 4. No ano da Copa do Mundo no Qatar, os televisores tiveram alta de 68% nas buscas em relação aos mesmos meses do ano anterior.
LEIA MAIS
Relembre 10 atualizações do WhatsApp em 2022