Após inúmeras polêmicas relacionadas ao uso do ChatGPT para trabalhos acadêmicos e até mesmo criação de vírus, a OpenAI, responsável pela criação do robô, anunciou um recurso para identificar e diferenciar um texto produzido por IA (Inteligência Artifical) de um escrito por humanos.
Apresentado nesta terça-feira (31), o mecanismo ainda não é 100% preciso nas análises, mas pode dar pistas quando um artigo foi produzido por algoritmos e, pode ser útil, por exemplo, para detectar campanhas de desinformação automatizadas.
LEIA MAIS
INSS: Confira o calendário de pagamentos em 2023
Novo golpe envolve pagamento com cartão por aproximação
AINDA NÃO É TOTALMENTE CONFIÁVEL
O classificador da OpenAI é um modelo de inteligência artificial preparado para perceber as diferenças entre textos criados por humanos ou por IA. O aprendizado da plataforma está sendo a partir uma variedade de fontes que a companhia acredita que foram elaboradas por pessoas, como os dados utilizados para treinar o InstructGPT.
De acordo com o post no blog oficial da OpenAI, a companhia adianta que o classificador ainda não é totalmente confiável. A classificação da plataforma é dividida em muito improvável, improvável, incerto se é, possivelmente ou provavelmente gerado por IA. Nas avaliações realizadas recentemente com textos em inglês, a ferramenta detectou de forma correta 26% do texto produzidos por IA, mas errou em 9% dos textos escritos por humanos, classificando como produções feitas por IA.
“Reconhecemos que a identificação de texto escrito por IA tem sido um ponto importante de discussão entre educadores, e igualmente importante é reconhecer os limites e impactos dos classificadores de texto gerados por IA na sala de aula”, destacou a empresa.
A OpenAI anunciou que está disponibilizando publicamente o classificador para testes, a fim de obter feedbacks. A companhia alerta que o classificador não deve ser usado como ferramenta primária para tomada de decisão.
ACESSE A TECNOLOGIA GRATUITAMENTE
O uso da plataforma é bem simples apresentando as instruções e o espaço para inserir o texto que gostaria de identificar, depois é só clicar em “Submit” para ver a identificação da ferramenta.
A recomendação é utilizar textos com no mínimo 1000 caracteres (entre 150 e 250 palavras), somente em inglês, por ter o melhor desempenho neste idioma. Vale destacar também que o classificador pode não reconhecer um texto feito por IA e editado por humanos.
Para acessar o classificador é necessário ter uma conta na OpenAI, que pode ser a mesma que é utilizada para acessar o ChatGPT. Acesse o classificador de IA aqui.
LEIA TAMBÉM
Socorro e Brotas são destinos perfeitos para turismo de aventura