11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Google repara falha que apontava WhatsApp como aplicativo espião

Microfones dos dispositivos estavam sendo ativados pelo WhatsApp mesmo quando o aplicativo não estava sendo utilizado

Google repara falha que apontava WhatsApp como aplicativo “espião”. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

O Google reparou a falha no sistema operacional Android, que vinha registrando ativações indevidas do microfone pelo WhatsApp, mesmo quando o aplicativo de mensagem não estava aberto. Descoberto em meados de maio, o problema deixou usuários preocupados com a possível existência de uma brecha de segurança. 

Devido ao bug, os registros em um painel de controle de privacidade do Android apontavam sucessivas ativações do microfone que, na época, foram apontadas pela empresa como uma falha no sistema operacional. Erroneamente, o problema estaria atribuindo ao aplicativo o uso do dispositivo por outras soluções ou pela própria plataforma. 

Em uma publicação feita no Twitter, a equipe de desenvolvimento do Android reforçou a ideia de que a ativação do microfone se tratava apenas de um bug e indicou que o problema já foi corrigido.  

 

LEIA TAMBÉM  

Discord: saiba como usar o aplicativo no computador 

Veja as 5 redes sociais preferidas dos brasileiros em 2023

- Publicidade -

“Um bug recente no Android, afetando um número limitado de usuários do WhatsApp, gerou indicadores e notificações de privacidade errôneos no painel de controle do Android. Os usuários devem atualizar o WhatsApp para resolver a questão. Agradecemos ao WhatsApp pela parceria e pedimos desculpas por qualquer confusão que esse bug possa ter causado aos usuários”, comunicou. 

O Google não deu mais detalhes sobre o que estaria causando as ativações, mas além do aplicativo, também é indicada a atualização do Android nos dispositivos. Manter os aparelhos rodando com as versões mais recentes é importante para ampliar a segurança dos dados dos usuários, uma vez que garantem a reparação de falhas de segurança e privacidade. 

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Empresas proíbem o uso do ChatGPT; veja os motivos

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress