A Google está trabalhando em uma versão de teste de seu mecanismo de busca que permite que qualquer usuário crie imagens por meio de uma inteligência artificial generativa.
O novo recurso está disponível no Search Generative Experience. Conhecido como SGE, trata-se de uma versão do mecanismo de pesquisa restrita aos participantes do programa de testes Search Labs, apenas no idioma inglês.
COMO FUNCIONA?
O funcionamento do SGE se assemelha ao ChatGPT e o Bing Chat, por exemplo, que respondem a comandos de texto. Conforme divulgado pela empresa, com este novo recurso basta iniciar sua solicitação com a palavra “Desenhe…” e descrever o conteúdo desejado.
LEIA TAMBÉM
Semana de inovações e estratégias de segurança em TI
Como saber se meus dados foram vazados pelo Auxílio Brasil?
A busca da Google gera quatro imagens artificialmente, e o usuário tem a opção de ampliá-las, salvar, editar ou modificar a descrição do texto. A geração gráfica é realizada pela Imagen – uma família de modelos de linguagem de IA desenvolvida pela própria Google.
A empresa enfatiza que o mecanismo possui restrições que evitam a criação de conteúdos ilegais ou ofensivos. Cada ilustração gerada por IA é acompanhada por metadados que indicam sua origem e que a empresa também trabalha na implementação de uma marca d’água para identificar edições desse tipo.
A empresa não forneceu previsões sobre a disponibilidade geral do serviço.
LEIA MAIS
Governo envia avião presidencial para resgatar brasileiros em Gaza