13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Itshow

Inovação e segurança no mercado financeiro: a perspectiva de um CTO

Em um panorama sobre o mercado financeiro, o cofundador e CTO do Bankly, Tiago Costa, detalha os desafios e oportunidades de inovação e segurança.

Em entrevista ao Itshow on the road, Tiago Costa, cofundador e CTO do Bankly, discutiu a importância da inovação e segurança no mercado financeiro e a necessidade de estar sempre atualizado com as novas tecnologias e as ameaças emergentes.

A inovação no mercado financeiro
Historicamente, o mercado financeiro tem sido um campo de rápida inovação e acompanhados disso, chegam também novos desafios. Segundo Tiago, “hoje a gente está vendo inovações no mercado financeiro, quase que diariamente coisas novas surgem, oportunidades novas surgem, mas infelizmente o mundo dos fraudadores, dos hackers também está tendo inovação, também está tendo novas tecnologias, também estão aprendendo coisas novas, então a gente tem que estar sempre update com o que está acontecendo, então acho que isso é super importante.”

A importância da segurança da informação
A segurança da informação é uma preocupação primordial, especialmente quando se tem acesso não apenas aos dados do cliente de uma instituição, mas também de todas as outras instituições que o cliente permite acessar. “A preocupação de segurança da informação é exponencializada, porque você passa a ter não só os dados daquele cliente da sua instituição, mas de todas as outras instituições que ele te dá, que ele acaba te dando a permissão de você poder acessar”, diz o CTO.

Homologação de parceiros e segurança
Tiago destaca a postura que o Bankly adota, quando não apenas recomenda soluções de segurança, mas também homologa seus parceiros. Eles só permitem que um parceiro entre em produção usando as APIs da empresa após passar por uma homologação de segurança. “A gente não só recomenda dar sugestões, mas a gente homologa o parceiro. E a gente só deixa ele entrar em produção usando as APIs do Bankless, e ele passa por essa homologação de segurança”, completa Costa.

O Brasil e o Open Finance
Sobre o Open Finance, o CTO acredita que o Brasil é um dos países mais avançados quando se trata dessa estratégia. Embora o país tenha se inspirado bastante no modelo da Inglaterra, ele afirma que o Brasil já deu alguns passos à frente. “”Quando a gente olha para essa estratégia de Open Finance, por mais que a gente se inspirou bastante no modelo da Inglaterra, hoje eu acredito que a gente já deu alguns passos. A gente já está alguns passos à frente do que eles conseguiram implementar lá.” 

 

Pedro Carnevalli | Itshow

- Publicidade -
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress