Em entrevista para o podcast Itshow on the Road durante a Febraban Tech 2023, Bruno Samora, diretor de produtos da Matera, compartilhou a missão da empresa de ajudar a democratizar os serviços financeiros, oferecendo soluções tecnológicas robustas para bancos, fintechs e empresas de diversos setores que buscam fornecer serviços financeiros aos seus clientes.
Durante a conversa, Samora falou sobre a inovação e crescimento contínuo do Brasil no setor de serviços financeiros e citou a introdução do PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Brasil, como um exemplo mundial de sucesso. Segundo ele, essa inovação permitiu a expansão de fintechs e bancos digitais e impulsionou o surgimento de empresas de diversos setores como instituições financeiras.
“Um dos grandes desafios que a gente tem é se manter sempre atualizado, e a Matera vem fazendo isso com competência. A gente consegue associar tanto com o conhecimento muito profundo de mercado, a gente atua com o segmento financeiro há mais de 30 anos, mas sem perder aquele jeito de startup, aquele incômodo de buscar a novidade, de se renovar e poder aprender”, afirmou Samora.
Um outro exemplo de inovação que Bruno destacou foi o desenvolvimento de uma plataforma transacional de alta disponibilidade para suportar o alto volume de transações PIX, que supera 3 bilhões por mês.
Olhando para o futuro, o especialista mencionou que a Matera está de olho na discussão em torno do Real Digital, a moeda digital planejada para o Brasil. Segundo ele, a empresa está se preparando para atender essa inovação futura.
Aconselhando as empresas que buscam integrar serviços financeiros, Samora falou sobre a importância de superar o receio inicial e dar o primeiro passo. Ele enfatizou que existem consultorias disponíveis e ferramentas como a inteligência artificial para ajudar nessas iniciativas.
Por fim, Samora estendeu um convite para que mais pessoas conheçam a Matera e seu trabalho. “Reforço a todos os ouvintes para ficarem à vontade, para me procurarem no LinkedIn, para se conectarem e conhecerem um pouco mais da Matera, acho que é um orgulho”, concluiu.
Erika Rodrigues | Itshow