Ricardo Pastore, especialista e consultor renomado em Omnichannel, recentemente compartilhou insights valiosos sobre a evolução do varejo moderno na era digital. Em entrevista para o Itshow on the road, Pastore discutiu como as organizações de varejo estão navegando por essa transformação e o papel fundamental que os CIOs desempenham neste processo. As empresas de varejo, independentemente de seu porte, estão adotando um formato omnichannel para melhorar a experiência do cliente. Aplicativos, redes sociais e entrega a domicílio são apenas alguns exemplos dos canais em uso hoje
A transformação digital moldou o novo normal para o setor de varejo. Independente do tamanho da organização, a tecnologia possibilitou que todas as lojas se conectassem e fornecessem uma experiência omnichannel para seus clientes. Pastore salientou a importância de colocar o consumidor no centro dessas estratégias, destacando que o omnichannel é mais do que apenas um recurso tecnológico ou uma tática comercial de distribuição – é uma estratégia empresarial em seu cerne.
Conforme a revolução do omnichannel ganha força, a coexistência das lojas físicas e do e-commerce não apenas é possível, mas também fortalece o sistema geral de uma organização de varejo. Contrariando as expectativas iniciais de que as lojas físicas poderiam se tornar obsoletas, Pastore argumenta que a tecnologia reforçou a relevância dessas no paradigma omnichannel.
À medida que a competição se intensifica no varejo moderno, o foco se volta para o comportamento do “Omni Shopper”. Este consumidor está buscando não apenas alcançar um objetivo, mas também uma experiência imersiva e emocionalmente satisfatória ao longo de sua jornada de compra. Portanto, as organizações de varejo devem buscar entender melhor o comportamento do Omni Shopper e ajustar suas estratégias para atender às suas expectativas.
A integração de canais é fundamental para proporcionar uma experiência fluida e ágil ao consumidor omnichannel. O cliente de hoje busca prazer rápido, semelhante à satisfação imediata que se obtém ao tirar uma selfie. Portanto, as marcas precisam garantir que os consumidores possam se mover entre os canais sem atritos, proporcionando-lhes uma sensação de progresso prazeroso em direção aos seus objetivos.
A importância do CIO e da área de TI em geral na jornada omnichannel não pode ser subestimada. Eles devem compreender profundamente o comportamento do cliente para desenvolver soluções precisas e sob medida. A visão de Pastore sobre o assunto é direta: “o pessoal de tecnologia tem que mergulhar nesse universo do UX e entender o comportamento do consumidor para desenvolver soluções mais precisas e mais sob medida”.
De forma conclusiva, o varejo omnichannel é mais do que uma estratégia de negócios – é uma revolução do setor de varejo que coloca o cliente no centro de todas as decisões.
Pedro Carnevalli | Itshow