A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, está adotando uma nova postura na forma como utiliza as redes sociais, especialmente o Instagram. A nova tendência, conhecida como “Feed Zero”, envolve manter o perfil sem postagens permanentes.
Esse comportamento reflete uma mudança nas preferências digitais, em que a constante exposição pública está sendo trocada por conteúdos temporários, como stories e mensagens diretas.
Mais privacidade com “Feed Zero”
Ao contrário dos Millennials, nascidos entre 1982 e 1994, que costumavam inundar redes sociais como Orkut, Fotolog, e os primeiros anos do Instagram e Facebook com uma infinidade de fotos, os jovens de hoje demonstram uma resistência crescente à exposição online e buscam autenticidade e privacidade.
Seja por vergonha ou pelo cansaço de criar publicações elaboradas, essa nova geração prefere se afastar dos holofotes digitais e prefere interações mais espontâneas e menos expostas, utilizando as redes sociais de maneira mais íntima e momentânea.
LEIA MAIS
Governo vai proibir o cartão do Bolsa Família para bets?
Que horas o ‘Cometa do Século’ estará visível?
Mudança começou na pandemia
Esse novo comportamento ganhou força durante a pandemia de Covid-19, quando a Geração Z aumentou sua presença online e, simultaneamente, começou a questionar os riscos da superexposição digital.
O aumento da conscientização sobre privacidade, aliado à crescente preocupação com fake news e manipulação de imagens por inteligência artificial, fez com que muitos jovens adotassem uma postura mais cautelosa em relação ao conteúdo que compartilham.
IA reforça a postura “Feed Zero”
Enquanto as redes sociais investem em recursos para estimular a criação de mais conteúdo visual, os jovens estão seguindo o caminho oposto. Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial, que permitem a manipulação de fotos e vídeos, a Geração Z se tornou ainda mais consciente dos possíveis usos indevidos de suas imagens. Isso os incentiva a evitar postagens permanentes, preferindo conteúdos temporários e interações privadas que não deixam rastros digitais duradouros.
LEIA TAMBÉM