A União Europeia está sendo a principal liderança na imposição de regras às IAs (Inteligências Artificiais) do mundo. Na última quinta-feira (11), uma votação foi realizada com o objetivo de tornar essas ferramentas mais transparentes. A ideia é que o usuário possa entender claramente quando um conteúdo for gerado por IA, como o ChatGPT.
Os parlamentares europeus desenvolveram a base do texto “Ato de Inteligência Artificial da UE“, que foi aprovado por 84 membros das comissões Mercado Interno e Justiça do Parlamento Europeu. A decisão aconteceu após longas negociações, com mais de mil emendas.
VEJA TAMBÉM
WhatsApp Beta começa a testar edição de mensagens no iOS e Android
Falha de Segurança Em Mais de Um Milhão de Sites WordPress
De acordo com os parlamentares, a União Europeia pretende ser a pioneira no mundo a adotar um quadro regrado e organizado jurídico em relação às IAs, que vêm se desenvolvendo cada vez mais em todo o planeta. “O Ato de Inteligência Artificial será a primeira legislação deste tipo no mundo. A UE pode liderar, globalmente, em fazer da IA uma tecnologia centrada no ser humano, confiável e segura”, escreveu o eurodeputado romeno Dragos Tudorache, ao jornal britânico Financial Times.
Nas últimas semanas, diversos países já demonstraram interesse em limitar, de alguma maneira, a influência dessas ferramentas, como a Itália e China.
LEIA MAIS
OMS recomenda que adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controle de peso; entenda