A Nubank anunciou, na última quarta-feira (27), o NuFuturo, seu mais novo projeto de incentivo de pesquisas em universidades federais. O projeto é realizado em parceria com a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e o IFBA (Instituto Federal da Bahia) e começou a ser realizado no começo deste ano.
Segundo o comunicado da empresa, o grande objetivo da nova empreitada é incentivar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao mundo da tecnologia e finanças no campo acadêmico, assim como o impacto que elas podem causar na nossa sociedade.
Até agora, mais de 41 alunos das universidades parceiras foram escolhidos pelos órgãos técnicos das próprias instituições para ingressarem no projeto do banco digital.
Os universitários escolhidos passarão por um programa de 18 meses para desenvolver projetos de pesquisa e habilidades tecnológicas, baseadas em sistemas utilizados pelo próprio Nubank, como a programação, Clojure e métodos específicos de análise de dados.
LEIA TAMBÉM
Óculos Inteligentes legenda conversas para surdos em tempo real
Apple atualiza versão web do iCloud
AMBIENTES PRÓPRIOS
Visando estimular a experiência de professores e alunos, a Nubank construiu espaços nas universidades parceiras onde os projetos de pesquisas serão desenvolvidos. Esses locais para as pesquisas foram equipados com quadros de colaboração e sistema multimídia, além de ambientes adaptáveis que facilitarão o desenvolvimento do projeto.
Depois das conclusões, as salas seguirão disponíveis para a comunidade acadêmica, e poderão ser utilizadas para eventos e atividades em grupos.
“O projeto NuFuturo é o modelo do que imagino ser ideal no que diz respeito à colaboração entre a universidade e parceiros. Isso porque o foco do NuFuturo está em melhorar e impulsionar a formação de alunos de graduação e pós-graduação”, afirma João Arthur Brunet, Professor Coordenador da UFCG.
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
Apesar de ser anunciado recentemente, o NuFuturo já conta com quatro projetos em desenvolvimento pelos alunos dos cursos de Computação, Administração e Engenharia de Software, junto com os professores das universidades parceiras e os times de pesquisa e desenvolvimento da própria NuBank.
Os projetos apresentam temas como gestão de finanças pessoais, desenvolvimento de ferramentas para simplificar a vida financeira das pessoas e a segurança da informação.
LEIA MAIS