O Orkut foi uma rede social que teve grande sucesso no Brasil, em meados dos anos 2000, com suas comunidades, fóruns e espaços para interação. Em 30 de setembro de 2014, a rede social de Orkut Büyükkökten foi descontinuada. Hoje, quem entra no antigo “orkut.com” encontra uma enigmática mensagem do criador, que finaliza com um “E é por isso que estou construindo algo novo”. Desde então, há muitas especulações sobre o possível retorno da nostálgica plataforma.
Por isso, descubra o que se sabe sobre o retorno do Orkut abaixo:
LEIA TAMBÉM
Como usar os novos recursos do WhatsApp?
Como fazer a trend do pó mágico que brilha no escuro?
O Orkut vai voltar?
Além da rede social Orkut, Büyükkökten também é criador do descontinuado Hello.com – uma rede que, de acordo com o desenvolvedor, foi baixada mais de 2 milhões de vezes. Para a revista Wired, ele afirmou, em 2024, que estava trabalhando em uma nova plataforma desde 2020.
“Ela aproveitará a IA e o aprendizado de máquina para otimizar a felicidade, unir as pessoas, promover comunidades, empoderar os usuários e criar uma sociedade melhor”, disse para a revista.
“A conexão será a base do design, da interação, do produto e da experiência.” E o nome? “Se eu te contasse a nova marca, você teria um momento de inspiração e tudo ficaria claro como cristal”, continuou.
Mais recentemente, em abril deste ano, o engenheiro participou da programação do South Summit, que aconteceu no Brasil, e voltou a afirmar que continua desenvolvendo uma nova rede. “Estou construindo uma nova rede social focada em positividade, comunidade e conexão”, disse em entrevista ao programa Timeline.
Sobretudo, em nenhuma de suas afirmações, Büyükkökten confirmou que a nova plataforma seria, de fato, um retorno do Orkut ou um “Orkut 2”.
LEIA MAIS
Quais regiões estão com alerta laranja para chuva intensa?