5 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

O que pode mudar nas redes sociais depois de julgamento do STF?

Supremo Tribunal Federal analisa responsabilidades de plataformas digitais em casos de desinformação, discurso de ódio e bloqueios judiciais

Supremo Tribunal Federal analisa responsabilidades de plataformas digitais em casos de desinformação, discurso de ódio e bloqueios judiciais. (Foto:

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início nesta quarta-feira (27) ao julgamento de três ações que podem alterar a forma como as plataformas digitais operam no Brasil.

O foco está na responsabilidade das empresas em remover conteúdos que propagam desinformação ou discurso de ódio, sem a necessidade de uma ordem judicial prévia.

O que está em debate?

As ações, relatadas pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Dias Toffoli, abordam pontos-chave sobre a atuação das plataformas e os processos foram liberados para análise em agosto deste ano.

Entre os temas principais estão:

Marco Civil da Internet: Relatada por Dias Toffoli, uma das ações examina a constitucionalidade do artigo do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial para responsabilizar provedores por atos ilícitos. O julgamento pode redefinir a necessidade dessa intermediação judicial.

Responsabilidade de provedores: No caso relatado por Luiz Fux, a discussão gira em torno da obrigação das empresas que hospedam sites de monitorar, fiscalizar e remover conteúdos ofensivos de forma proativa, sem depender de decisões judiciais.

Bloqueio de aplicativos: A ação relatada por Edson Fachin analisa a legalidade de bloqueios de plataformas, como o WhatsApp, por decisões judiciais.

O que pode mudar nas redes sociais depois de julgamento do STF?

O debate em curso sinaliza que a regulação da internet no Brasil está passando por um momento de transformação.  Em 2023, o STF realizou uma audiência pública para debater as regras do Marco Civil da Internet. O objetivo foi ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para obter informações técnicas, econômicas e jurídicas antes de julgar a questão.

- Publicidade -

As decisões do STF podem impactar diretamente o funcionamento das plataformas digitais no país. Mudanças como novas exigências para a moderação de conteúdo, maior responsabilidade das empresas de tecnologia e precedentes sobre o bloqueio de aplicativos podem surgir como resultado do julgamento.

LEIA MAIS

Agora é possível compartilhar localização nas DMs do Instagram?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress