Depois de vários rumores, agora é oficial! A nova atualização do sistema operacional dos iPhones terá novo nome: iOS 26. O anúncio foi feito hoje (09) durante o WWDC 2025, evento anual da Apple para fãs e desenvolvedores.
Por que a Apple pulou do iOS 18 para o iOS 26?
A nova geração do sistema operacional, agora chamado de iOS 26, adota um número que acompanha o ano seguinte, como forma de padronizar os nomes em todos os dispositivos da marca.
Chamando a atenção não só pelo nome, o novo sistema operacional conta com uma grande reformulação visual da interface — a maior desde o iOS 7 —, e mais recursos de IA do Apple Intelligence. Tudo indica que será o início de uma nova fase para o ecossistema da empresa.
Inspirado no visionOS, essa versão também inaugura o visual “Liquid Glass”, com transparência, janelas flexíveis e uma estética que se adapta melhor às telas curvas dos aparelhos.
A reformulação inclui ícones com layout minimalista e dinâmico, novas opções de papel de parede com efeito 3D e um relógio que muda de posição conforme a imagem de fundo. O design foi pensado para oferecer respostas mais intuitivas ao toque e se ajusta conforme o app ou conteúdo aberto.
LEIA TAMBÉM
Como funciona o Veo 3, IA do Google que cria vídeos realistas?
Como fazer a ‘trend da sereia’?
Inteligência Artificial direto no celular
Uma das principais novidades é a liberação do modelo de IA da empresa para funcionar dentro de outros aplicativos, sem depender da internet. Isso permite que apps possam usar comandos inteligentes com base no Apple Intelligence, respeitando as configurações de privacidade dos aparelhos.
Entre as funções integradas está a tradução em tempo real, disponível em mensagens de texto, chamadas do FaceTime e ligações comuns. As traduções ocorrem localmente, sem envio de dados para servidores externos, e podem ser lidas ou ouvidas diretamente pelo usuário.
Música com tradução e modo DJ
O Apple Music também recebeu melhorias. Agora, é possível acompanhar letras com tradução simultânea e até praticar a pronúncia das palavras em tempo real. Outro recurso permite criar transições entre faixas automaticamente, simulando um set de DJ, além de ganhar animações na tela de bloqueio.
Novo app para os jogos
A atualização traz ainda um aplicativo próprio para centralizar as experiências com games. Chamado Apple Games, ele reúne informações sobre os títulos mais jogados, lista de amigos, eventos relacionados e acesso direto ao catálogo do Apple Arcade.
O que mudou nos aplicativos nativos?
Vários aplicativos receberam atualizações pontuais. O app Notas agora permite exportar documentos em Markdown. O iMessage passa a contar com tradutor integrado e enquetes. Já o Atalhos ganhou integração com IA para sugerir rotinas automáticas personalizadas.
Quais iPhones são compatíveis com o iOS 26?
A nova versão será disponibilizada para uma longa lista de dispositivos, desde os modelos da linha iPhone 11 até os mais recentes da série iPhone 16. Aparelhos com chip A13 Bionic em diante estão cobertos. Isso inclui também o iPhone SE a partir da segunda geração.
A atualização não estará disponível para aparelhos equipados com o chip A12 Bionic, como os iPhones XS, XS Max e XR.
Quando chega o iOS 26?
A versão de testes já está disponível para quem participa do programa de desenvolvedores da empresa. Um beta público deve ser liberado em julho, e a versão final será lançada entre setembro e dezembro. O cronograma segue a tradição da marca de apresentar novos iPhones no mesmo período.
LEIA MAIS