O desligamento do sinal analógico está cada vez mais próximo e, com isso, aqueles que ainda fazem uso de antenas parabólicas convencionais devem se preparar para fazer a troca para o sinal digital. A interrupção no país é resultado da implementação da tecnologia 5G, que utiliza a mesma radiofrequência e acaba causando interferências no sinal de satélite de dispositivos de captação mais antigos.
Quando o sinal analógico será desligado?
O sinal analógico será desligado em março deste ano.
“Entre janeiro e março a gente fica com um sinal provisório ainda operando, mas em março ele é desligado definitivamente e só quem já tiver a antena nova vai continuar recebendo o sinal da EPTV, podendo usufruir da nossa programação”,
afirmou o diretor de Tecnologia da EPTV, Giulio Breviglieri.
LEIA TAMBÉM
O que vai mudar no reels do Instagram?
TikTok vai ou não ser banido nos EUA?
Assim, as antenas parabólicas tradicionais devem ser trocadas pelos modelos digitais, o que pode ser feito de maneira gratuita por inscritos em programas sociais do Governo Federal. Para verificar o direito ao kit da nova antena, basta acessar o site Siga Antenado.
Já aqueles que não tiverem direito ao kit gratuito poderão adquirir a nova parabólica em qualquer lugar do país.
Vale mencionar que antenas do tipo espinha de peixe, digitais internas ou serviços de TV por assinatura já recebem o sinal digital e, desta forma, não é necessário realizar a substituição.
LEIA MAIS
Por que Michelle Obama não foi à posse de Trump?