Na noite desta quinta-feira (29), chegou ao fim o prazo para o X, antigo Twitter, responder às solicitações do ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal). Na última quarta (28), o magistrado determinou que a rede social apresentasse um representante legal no Brasil dentro de 24 horas, sob pena de suspensão da plataforma no país. Saiba se o X já tem dia e hora para sair do ar:
Que horas o X vai sair do ar?
Uma vez que Elon Musk não respondeu às solicitações do STF, o X pode sair do ar a qualquer momento. Entretanto, vale lembrar que a conclusão das 24 horas não significa uma derrubada imediata.
Com o fim do prazo, Alexandre de Moraes será informado se o X se manifestou ou não e, a partir daí, decidirá como agir. Caso opte pelo bloqueio, o ministro vai notificar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que a plataforma seja bloqueada em todo território brasileiro.
Código Civil
O Código Civil proíbe que organizações estrangeiras atuem no Brasil sem representantes legais no país. Com isso, a determinação do STF tem o objetivo de garantir que o X respeite as leis brasileiras, além do pagamento das multas impostas pela Justiça.
LEIA TAMBÉM
Instagram lança novos recursos de textos para Reels, Stories e posts
Quais eletrônicos consomem energia mesmo desligados?
Como usar VPN para acessar o X, antigo Twitter?
Após baixar a VPN de sua escolha (existem opções como NordVPN, o ExpressVPN e o CyberGhost), siga as instruções para instalação e crie uma conta;
Em seguida, a plataforma vai apresentar uma relação de servidores de outros países;
No caso do X, basta selecionar um servidor em um país onde seu acesso seja permitido, como os Estados Unidos;
Depois, clique em “Conectar”;
Com isso, a conexão será redirecionada através desse servidor, permitindo acesso ao site bloqueado.
LEIA MAIS