Provavelmente, as pessoas que experimentaram as redes sociais nos anos 2000 sentem nostalgia quando o assunto é o Orkut. Repleta de comunidades e fóruns de discussão, a plataforma unia as pessoas por um objetivo comum.
no orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns
— mari comenta no telegram (@mari_comentaa) August 12, 2024
se eu fizesse uma comunidade EU ODEIO CALÇA SARUEL nao ia vir um usuário de calça saruel encher o saco pq ele estaria ocupado na comu EU AMO CALÇA SARUEL. a gente podia amar e odiar coisas em paz
Ao que tudo indica, o retorno dessa experiência pode estar mais próximo do que se imagina. O fundador da rede está no Brasil e comentou sobre o assunto, que já é discutido desde 2022.
Quem é o fundador do Orkut?
O fundador do Orkut é o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. Ele criou a rede há 17 anos, quando ainda era engenheiro no Google. A experiência e objetivos dele podem ser encontradas no próprio site:
Orkut Buyukkokte está no Brasil para o evento “Rio Innovation Week”, que acontece nesta quarta (14), e deu entrevistas ao g1 sobre o futuro de sua plataforma.
LEIA MAIS
Google Fotos vai acabar? Veja o que aconteceu com o app
O que mudou no WhatsApp em 2024? Veja 9 atualizações
Orkut vai voltar?
Ao g1, o turco falou que pretende voltar com o Orkut em breve. Apesar de não ter dado uma data precisa, a home page com a mensagem no site está no ar desde 2022, sendo que ela havia sido desativada em 2014.
Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve
disse o criador do Orkut ao g1
LEIA TAMBÉM
Por que Lara Cristina não convidou a família para o casamento?