Sam Altman, um dos fundadores da OpenAI, criadora do ChatGPT, volta ao cargo de CEO apenas cinco dias após sua demissão, em um movimento estratégico para conter a ameaça de demissão em massa por parte dos funcionários e a contratação de Altman pela Microsoft para liderar uma equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial.
A decisão de seu retorno foi anunciada durante a madrugada desta quarta-feira (22), revelando um acordo, em princípio, com um novo conselho.
O grupo encarregado de supervisionar essa transição temporária conta com Bret Taylor, ex-CEO da Salesforce, Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos EUA, e Adam DAngelo, membro do conselho anterior.
O grupo terá a responsabilidade de estabelecer um novo conselho com até nove membros, visando a reformulação da governança corporativa da empresa.
A empresa enfatizou o objetivo de manter a coesão da equipe e sua missão, destacando o retorno de Altman como uma estratégia alinhada aos melhores interesses da companhia.
VEJA TAMBÉM
Dia da Consciência Negra: conheça profissionais que marcaram a inovação tecnológica
84% dos brasileiros têm acesso à Internet, revela pesquisa
Alinhamento entre Altman e Microsoft
Altman também se manifestou nas redes sociais. “Adoro a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”, afirmou Altman.
Além do retorno de Altman, Greg Brookman, co-fundador da OpenAI, também reassume seu papel na companhia após ter sido afastado do cargo de presidente do conselho e, em seguida, ter se demitido em solidariedade a Altman. No seu perfil o X/Twitter, Brokman publicou uma foto com a frase: “Estamos de volta.”
A Microsoft, representada por Satya Nadella, expressou seu apoio à reviravolta, reforçando o papel fundamental de Altman e Brookman na liderança da OpenAI.
Saída de figuras-chave do conselho
Ilya Sutskever, co-fundador e cientista-chefe da OpenAI, está deixando o conselho de administração permanentemente, revelando diferenças de visão com o CEO. Especula-se que tenha sido uma peça-chave na movimentação que resultou na destituição de Altman.
A demissão inesperada de Sam Altman, ícone do Vale do Silício, na última sexta-feira, chocou o cenário tecnológico global e gerou incertezas sobre o futuro da empresa.
Contudo, intensa pressão da ameaça de uma demissão coletiva de mais de 700 funcionários exigindo o retorno dos executivos e a imediata renúncia dos membros do conselho de administração surtiu efeito.
No entanto, o desfecho dessa saga ainda levanta questionamentos sobre o caminho que a empresa seguirá.
VEJA MAIS
Atacante da seleção brasileira diz: Fazer gols não é meu ponto forte; entenda