14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Tchau senhas! Google tem novo método de autenticação; confira

Empresa implementa as chaves de acesso, tecnologia que torna possível entrar nas contas utilizando o PIN ou a biometria dos dispositivos cadastrados

 

Google anunciou mudança na autenticação do usuário à conta pessoal. O novo recurso será por meio das chaves de acesso. Com a solução, as pessoas podem criá-las e ao fazer login o Google não pedirá senha ou verificação em duas etapas (2SV).

As chaves de acesso funcionam nos principais navegadores e plataformas permitindo que os usuários façam login desbloqueando seu computador ou dispositivo móvel com reconhecimento facial, impressão digital ou um PIN local. Por isso, são consideradas mais seguras.

Além de facilitar ao usuário, que não terá a tarefa de escolher senhas fortes, lembrá-las e fazer a verificação em duas etapas, as chaves de acesso podem ser bem úteis contra invasão de “troca de SIM” e golpes de phishing. Como é exigido ter o dispositivo registrado em posse para obter acesso à conta, não há mais a necessidade de receber códigos por e-mail ou SMS. 

VEJA TAMBÉM  
 
Pesquisa revela que metade de funcionários tem acesso a dados sigilosos de clientes
 
Manual de integração de novos funcionários: segredos revelados para reter talentos e atrair novos colaboradores

Como funciona o sistema de chaves de acesso?

Na prática, criar uma chave de acesso em sua conta do Google a torna uma opção para login. Os métodos existentes, incluindo a senha, ainda funcionarão caso a pessoa precisar deles, por exemplo, ao usar dispositivos que ainda não suportam o novo recurso.

A chave de acesso é armazenada no computador ou dispositivo móvel do usuário, que solicitará suas informações biométricas ou PIN de bloqueio de tela para confirmar que é realmente a pessoa.

- Publicidade -

Segundo o blog, ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir nos dispositivos do dono da conta. Quando se usa uma chave para fazer login na conta do Google, isso prova ao Google que a pessoa tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo. “Como cada chave só pode ser usada para uma única conta, não há risco de reutilizá-las em outros serviços. Isso significa que sua Conta do Google está protegida contra violações de dados em suas outras contas, e vice-versa”, compartilha a empresa em seu site.

Ao realizar o login ou realizar outras ações na conta, o usuário será solicitado a inserir a chave correspondente. Uma das vantagens dessa nova opção é a possibilidade de usar uma chave de acesso de outro dispositivo. Isso significa que o usuário pode realizar o login em um novo dispositivo pela primeira vez ou utilizar temporariamente o dispositivo de outra pessoa, utilizando a chave armazenada em seu próprio smartphone. Vale ressaltar que a chave de acesso não é transferida para o novo dispositivo, sendo utilizada apenas para aprovar o login em uma única ocasião.

Como cadastrar chaves de acesso 

Para aderir ao novo sistema, os usuários têm a opção de cadastrar suas chaves acessando as configurações de suas contas. É importante destacar que a empresa permite o registro de múltiplos dispositivos, embora seja recomendado evitar adicionar aparelhos que são compartilhados com outras pessoas, visando garantir a confidencialidade das informações pessoais.

- Publicidade -

Para garantir ainda mais segurança, o Google oferece a opção de desativar o recurso caso haja suspeita de acesso não autorizado ou no caso de perda do dispositivo que armazena a chave de acesso. Essa função também está nas configurações de conta do Google.

Tecnologia foi desenvolvida pela Aliança FIDO 

De acordo com informações divulgadas pelo Google, o aguardado sistema de autenticação passou por um longo período de testes desde outubro de 2022 e agora está disponível para os dispositivos Android 9 ou versões superiores, bem como iOS 16 ou versões superiores.

As chaves de acesso são um protocolo criptografado de autenticação desenvolvido pela Aliança FIDO, uma coalizão composta não apenas pelo Google, mas também por outras grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft e a Apple. Essa inovação tecnológica foi concebida com o propósito de proporcionar uma forma mais conveniente e segura de acessar contas.
 
LEIA MAIS   
 
Messi vai jogar no Al-Hilal, da Arábia Saudita, segundo jornal

 

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress