Apesar de ter se tornado o serviço digital com crescimento mais rápido da história, o sucesso do Threads parece não ter durado tanto. O novo concorrente do Twitter ganhou 100 milhões de novos usuários na semana do seu lançamento, mas, de acordo com o Sensor Tower, site especializado em medir a audiência de aplicativos na internet, o engajamento na rede social tem caído.
Em duas semanas seguidas, o aplicativo da Meta perdeu 70% do engajamento, referente à quantidade de usuários publicando, comentando, curtindo, ou apenas consumindo o conteúdo publicado por outras pessoas. Na terceira semana de julho, a rede social tinha 13 milhões de pessoas interagindo, em comparação com os 44 milhões de seu lançamento.
Além disso, outra evidência de que o Threads “flopou” é por conta do tempo que cada pessoa gasta dentro do aplicativo. No lançamento, a rede social marcou 19 minutos, tempo que acabou caindo para 7 minutos.
Mesmo levando em consideração os 44 milhões de usuários ativos em seu lançamento, o Threads ainda precisa de muito para superar o seu rival. No Twitter, o Sensor Tower mostra que há uma estabilidade de 200 milhões de pessoas interagindo na rede social, com cerca de 30 minutos de tempo de uso por dia.
LEIA TAMBÉM
Conheça 4 aplicativos que criam imagens a partir de IA
App te transforma em uma Barbie real; confira como usar
OUTRAS REDES SOCIAIS QUE FLOPARAM
Assim como o Threads, outras plataformas fizeram grande sucesso em sua época de lançamento, mas acabaram flopando pouco depois. Relembre redes sociais que também floparam:
1. BeReal
No final do ano passado, o BeReal começou a chamar atenção de usuários brasileiros. A plataforma que permite uma postagem por dia chegou a atingir 53 milhões de instalações em outubro. Além disso, o número de usuários ativos cresceu 2.254% de janeiro a setembro daquele ano, segundo dados do Sensor Tower. Mas o número de usuários ativos registrou uma queda de 9 milhões entre o mês de outubro e março de 2023.
2. Clubhouse
O Clubhouse começou a ter sucesso no Brasil no início de 2021, apesar de ter sido lançado em 2020. Baseado em salas de bate-papo por áudio, o aplicativo tinha a proposta de atrair novos usuários a partir do convite de outros já existentes. Com o contexto da pandemia, de acordo com dados do App Annie, em 16 dias o número de usuários chegou a aumentar em 100%. Porém, no mesmo ano, as buscas pelo Clubhouse caíram. Em abril de 2023, 50% dos funcionários foram demitidos.
3. Koo
Outra rede social concorrente do Twitter e que acabou “flopando” foi o Koo. Com a aquisição por Elon Musk, muitos usuários migraram da plataforma, até então do pássaro azul, para a do pássaro amarelo. O aplicativo chegou a ganhar mais de 2 milhões de usuários em menos de uma semana, mas o número daqueles ativos acabou caindo. Em abril, a empresa demitiu 30% de seus cerca de 260 funcionários.
LEIA MAIS
Deputado diz que Nikolas Ferreira pode responder legalmente por falas em podcast