13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Threads flopou? Rede social perde usuários no primeiro mês

Plataforma concorrente do Twitter ganhou 100 milhões de usuários em seu lançamento, mas parece seguir mesmo destino de outros aplicativos

Apesar de ter se tornado o serviço digital com crescimento mais rápido da história, o sucesso do Threads parece não ter durado tanto. O novo concorrente do Twitter ganhou 100 milhões de novos usuários na semana do seu lançamento, mas, de acordo com o Sensor Tower, site especializado em medir a audiência de aplicativos na internet, o engajamento na rede social tem caído.

Em duas semanas seguidas, o aplicativo da Meta perdeu 70% do engajamento, referente à quantidade de usuários publicando, comentando, curtindo, ou apenas consumindo o conteúdo publicado por outras pessoas. Na terceira semana de julho, a rede social tinha 13 milhões de pessoas interagindo, em comparação com os 44 milhões de seu lançamento.

Além disso, outra evidência de que o Threads “flopou” é por conta do tempo que cada pessoa gasta dentro do aplicativo. No lançamento, a rede social marcou 19 minutos, tempo que acabou caindo para 7 minutos.

Mesmo levando em consideração os 44 milhões de usuários ativos em seu lançamento, o Threads ainda precisa de muito para superar o seu rival. No Twitter, o Sensor Tower mostra que há uma estabilidade de 200 milhões de pessoas interagindo na rede social, com cerca de 30 minutos de tempo de uso por dia. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Conheça 4 aplicativos que criam imagens a partir de IA 

App te transforma em uma Barbie real; confira como usar

- Publicidade -

 

OUTRAS REDES SOCIAIS QUE FLOPARAM

Assim como o Threads, outras plataformas fizeram grande sucesso em sua época de lançamento, mas acabaram flopando pouco depois. Relembre redes sociais que também floparam:

1. BeReal

No final do ano passado, o BeReal começou a chamar atenção de usuários brasileiros. A plataforma que permite uma postagem por dia chegou a atingir 53 milhões de instalações em outubro. Além disso, o número de usuários ativos cresceu 2.254% de janeiro a setembro daquele ano, segundo dados do Sensor Tower. Mas o número de usuários ativos registrou uma queda de 9 milhões entre o mês de outubro e março de 2023.

2. Clubhouse

O Clubhouse começou a ter sucesso no Brasil no início de 2021, apesar de ter sido lançado em 2020. Baseado em salas de bate-papo por áudio, o aplicativo tinha a proposta de atrair novos usuários a partir do convite de outros já existentes. Com o contexto da pandemia, de acordo com dados do App Annie, em 16 dias o número de usuários chegou a aumentar em 100%. Porém, no mesmo ano, as buscas pelo Clubhouse caíram. Em abril de 2023, 50% dos funcionários foram demitidos.

- Publicidade -

3. Koo

Outra rede social concorrente do Twitter e que acabou “flopando” foi o Koo. Com a aquisição por Elon Musk, muitos usuários migraram da plataforma, até então do pássaro azul, para a do pássaro amarelo. O aplicativo chegou a ganhar mais de 2 milhões de usuários em menos de uma semana, mas o número daqueles ativos acabou caindo. Em abril, a empresa demitiu 30% de seus cerca de 260 funcionários.
 

 

LEIA MAIS 

Deputado diz que Nikolas Ferreira pode responder legalmente por falas em podcast

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress