A segunda temporada do Tudo Inovação estreia na tela da EPTV no próximo dia 17 de setembro. O programa traz uma série de reportagens sobre o universo da inovação, empreendedorismo e tecnologia. Na nova temporada serão quatro episódios exibidos aos sábados às 7h20. A apresentação fica por conta do jornalista Leonardo Missio.
Quer relembrar a primeira temporada? Clique aqui e assista no Globoplay!
As reportagens comprovam a força e o potencial inovador das quatros regiões de abrangência da EPTV Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas.
Assim como na primeira temporada, o programa aborda de forma acessível os principais termos e conceitos que fazem parte do dia-a-dia dos novos negócios e startups. Também traz entrevistas com empreendedores, cases de sucesso e dicas de especialistas sobre empreendedorismo.
LEIA TAMBÉM
Jovens da periferia de Campinas usam a tecnologia para projetos comunitários
Americanas anuncia parceria com Google com foco em coinovação
Mas o diferencial desta segunda temporada é mostrar como a inovação pode ser fonte transformadora de uma realidade social, por meio de iniciativas e projetos com foco no desenvolvimento da comunidade. E mesmo como a inovação pode ser aplicada para aprimorar um processo já em andamento, e não apenas para a criação de um determinado produto ou serviço a ser entregue ao mercado.
O PROGRAMA
A diretora do Tudo Inovação, Fabiana Teixeira, explica que o programa continua avançando no tema, mas com foco nas possibilidades de impacto social.
“Queremos mostrar que a inovação não está só na questão técnica. O programa tem em seu DNA a prestação de serviço. E o empreendedorismo tem um viés forte dentro dele. Então as reportagens trazem dicas para quem quer empreender, casos de sucesso, dicas para evitar os erros, exemplos de novas formas de pensar o negócio ou para abrir um novo negócio. Tudo isso, especialmente, com exemplos populares. Até mesmo de iniciativas que são desenvolvidas dentro de escolas públicas ou nas comunidades mais periféricas”.
Renato Lopes é diretor-executivo associado da Inova Campinas – Agência de Inovação da Unicamp. Para ele, o fato de a EPTV pautar a inovação e o empreendedorismo em um programa específico e em TV aberta desperta a população para a busca de novas possibilidades. “Apresentar os casos de sucesso é um incentivo, uma forma de mostrar que o empreendedorismo é uma alternativa viável. Os exemplos movem muito as pessoas”.
Regiões inovadoras
Vale destacar que, na primeira temporada, o Tudo Inovação mostrou a força das regiões de abrangência da EPTV quando o assunto é inovação e sua vocação empreendedora.
Campinas é apontada como o maior polo de tecnologia da América Latina. Sede de 20 centros de pesquisa e desenvolvimento, foi o primeiro município brasileiro a aderir ao Marco Legal das Startups, instituído pela Lei Federal 182/2021, de 1º de junho de 2021, para atração de novos modelos de negócios. Ao todo são quatro parques tecnológicos, com mais de 120 empresas instaladas. E abriga 32 das 500 maiores empresas do mundo na área de tecnologia da informação.
Em Ribeirão Preto são cerca de 290 startups atuantes. São Carlos possui uma startup para cada 1.300 habitantes. E no Sul de Minas Gerais os números também impressionam. São quatro startups no TOP 10 do ranking nacional das mais atrativas para investimentos de grandes empresas.
LEIA MAIS
Techs: empresas de base tecnológica atuam em todos os segmentos de mercado