O WhatsApp pode enfrentar mais uma suspensão no Brasil, desta vez por determinação da Justiça de Goiás.
A disputa começou quando o jornalista Abadio Moises Filho perdeu o acesso ao seu número comercial no WhatsApp Business, ferramenta que usava para o trabalho. Sem conseguir recuperar a conta, ele entrou com uma ação na Justiça alegando prejuízos.
WhatsApp pode ser bloqueado no Brasil?
O bloqueio do WhatsApp pode ocorrer caso a Meta, responsável pelo aplicativo, não cumpra a decisão judicial.
O juiz Luiz Antônio Afonso Júnior, da comarca de Catalão, deu um prazo de 48 horas para que a Meta restabelecesse o serviço do jornalista, prazo que se encerra nesta quarta-feira (12).
Se a empresa não cumprir a ordem, poderá ser multada em R$ 3 mil por dia, até o limite de R$ 50 mil. Além disso, o juiz indicou que medidas mais rígidas podem ser aplicadas, como o bloqueio de contas bancárias da empresa e até a suspensão temporária do WhatsApp em todo o Brasil.
WhatsApp já foi suspenso antes no Brasil
Não seria a primeira vez que o aplicativo ficaria fora do ar por determinação da Justiça. Desde 2015, o WhatsApp já foi bloqueado algumas vezes devido ao descumprimento de ordens judiciais.
As primeiras suspensões ocorreram no Piauí e em São Paulo, quando o aplicativo não forneceu informações solicitadas por investigações. Em 2016, mais dois bloqueios foram registrados, incluindo um que durou 72 horas.
Se o impasse atual não for resolvido, o Brasil pode enfrentar mais um período sem o WhatsApp, retomando o debate sobre o cumprimento de decisões judiciais por parte das big techs.
LEIA MAIS