Em Alfenas (MG), o Aeroporto Comandante Paschoal Patrocínio Filho vai passar por expansão. O projeto engloba a construção de novos hangares e encontra-se em fase final de elaboração. Após a finalização do projeto de expansão, a Prefeitura fará o lançamento do edital para ampliação do aeroporto, que vai contar também com oficina mecânica de aeronaves.
Com o aval do Comando da Aeronáutica para dar sequência ao projeto Hangar Alfenas, a expectativa é que após 30 dias da publicação do edital no Diário Oficial do Município, as empresas para as quais serão cedidas as cotas de área, através de leilão, sejam definidas. Os valores serão definidos por metro quadrado.
LEIA TAMBÉM
Homem surta, furta ônibus e é detido em Itajubá
Em Pouso Alegre, funcionária xingada por patrão ganha ação na justiça
Ex-tesoureira da Prefeitura de Capetinga é capturada em Goiás
Segundo Conrado Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico Municipal, o projeto vai mais que duplicar o espaço de abrigo no aeroporto. “Hoje são 10 hangares e o projeto contempla outros 14. Temos áreas de 300 e 550 metros quadrados. Já existem muitos interessados em contato com a prefeitura, em busca de informações e confirmados no processo licitatório”, explica.
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
O documento de autorização da Força Aérea Brasileira é válido por dois anos e aborda a segurança e regularidade das operações.
“Informo que deverão ser observados os critérios de sinalização e iluminação de objetos, além de que a responsabilidade pela instalação, operação e manutenção dos equipamentos de sinalização de obstáculos será do proprietário, titular do domínio útil ou possuidor das propriedades”, diz o documento.
Porém, apenas a concordância da Aeronáutica do Brasil não é suficiente para a ampliação e regularização do Aeroporto de Alfenas. Ainda há outras esferas a serem consultadas para liberação, como o licenciamento ambiental. Uma das orientações diz respeito à altura máxima dos hangares, que não deve ultrapassar os 12 metros de altura.
Segundo Gomes, as negociações para a aprovação do projeto tiveram início em janeiro de 2021. “Estivemos em negociação por cerca de um ano e meio e a aprovação vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município e de toda a região”, diz.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Alfenas diz ainda que será feito um processo de seleção para que uma empresa concessionária faça a gestão do terminal. “Após concluirmos as negociações com os interessados por todos os hangares, pretendemos convocar os empresários para selecionar uma concessionária para gerir o terminal. O aeroporto foi cedido pela União ao município de Alfenas e temos trabalhado para aprimorar as condições de operação da aviação regional”.
LEIA MAIS
Urna indígena de 300 anos é restaurada em Conceição dos Ouros