14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Alberto Fernández: descubra qual é a ideologia do presidente argentino

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, tem reunião com presidente Lula nesta segunda-feira (26)

 

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, faz parte do partido Frente de Todos, uma coalização de esquerda reunida em 2019. Nas últimas campanhas presidenciais do país, Fernández demonstrou críticas ao antigo governo de Mauricio Macri, que se enquadrava no espectro centro-direita da política. 

Fernández, de acordo com cientistas políticos, é também classificado como uma das personalidades de destaque do peronismo moderno – um movimento criado pelo pensamento do estadista argentino Juan Domingo Perón, em meados da década de 50. No governo de Fernández, pautas como redistribuição de riquezas, expropriação de megaempresas em dívidas com o Estado e o projeto de legalização do aborto ganharam destaque. 

Alberto Fernández foi eleito em 2019. As próximas eleições da Argentina acontecem em 22 de outubro de 2023.   

  

LEIA TAMBÉM 
 
Censo 2022: IBGE divulga resultado na próxima quarta

Saiba como denunciar crime de homofobia on-line 

- Publicidade -

 

REUNIÃO COM O LULA 

Nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, a partir das 12h, Alberto Fernández, em visita oficial ao Brasil. Na reunião, eles tratarão dos principais temas da agenda bilateral e, em seguida, participarão de um almoço no Palácio Itamaraty, às 13h30. 

- Publicidade -

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação argentina chegou a 104% ao ano.  

EXPORTAÇÕES 

Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos países vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras. 

Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Na posse do presidente brasileiro, em janeiro, na primeira viagem internacional de Lula no mandato, à Argentina e em duas vindas de Fernández ao Brasil, uma para se reunir diretamente com o presidente da República, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos. 

 

 

LEIA MAIS 
 
Entenda o relatório da reforma tributária a ser votado na Câmara

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress