Nesta quinta-feira (5), pelo quarto dia consecutivo, o Sul de Minas está em alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) para temporais. O sol aparece, mas as tempestades podem cair rapidamente a qualquer hora do dia.
A região pode enfrentar chuva forte entre 30 e 60 milímetros por hora, chegando a até 100 milímetros ao dia. Os ventos podem ser intensos, de 50 a 100 km/h. De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta ainda que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores; e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, aparelhos elétricos devem ser desligados. Com as chuvas, temperaturas ficam mais amenas.
LEIA TAMBÉM
Desabrigados pelas chuvas ainda não puderam retornar para casa
Chuva causa alagamento e água invade casas em Poços de Caldas
Confira a previsão do Cptec para as maiores cidades do Sul de Minas
Em Poços de Caldas a mínima fica em 17ºC e a máxima em 21ºC. Em Pouso Alegre, as temperaturas devem oscilar entre 18ºC e 22ºC. Em Varginha, a previsão é que os termômetros marquem entre 19ºC e 22ºC. Passos tem mínima mais quente e fica em 19ºC e a máxima em 24ºC.
Em Lavras a mínima fica em 19ºC e a máxima de 23ºC. Em Itajubá, os termômetros variam entre 16ºC e 21ºC, previsão bem parecida com a de Alfenas, que deve oscilar entre 19ºC e 23ºC. Em Três Corações os termômetros marcam 19ºC pela manhã e 22ºC ao decorrer do dia.
LEIA MAIS
Chuvas: Itajubá revisa plano de contingência para alagamentos