Congadas, músicas, comidas típicas e muita tradição, após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia de covid-19, a 106ª Festa de São Benedito acontece em Machado a partir desta sexta-feira (19).
Há 10 anos a tradicional festa é patrimônio cultural imaterial da cidade. A congada faz parte do folclore rural brasileiro, além de demonstração da resistência dos escravos e de muito sincretismo religioso.
O desfile ou procissão reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo e elementos da religiosidade cristã. Em Machado, são 12 dias de festa com nove de novena e três dias de congadas.
LEIA MAIS
Lavras realiza 14ª Mostra Cultural, de 18 a 21 de agosto
1º Festival de Viola de São José do Alegre abre inscrições
No primeiro domingo acontece o ritual da bandeira, que leva em seu topo um quadro de São Benedito enfeitado com fitas e flores, na presença de todo o Congo e uma música contagiante. São Benedito, filho de escravos, foi educado por seus pais na fé cristã e é um grande símbolo da tradição.
Entre os dias 19 e 30 de agosto a programação da festa já terá início com diversos grupos de congadas, caiapós, congadas mirins e concursos culturais e uma diária programação religiosa, com gastronomia mineira nas inúmeras barracas e uma variada feira de comércio com produtos oriundos de diferentes partes do Brasil.
Confira a programação:
De 19 a 27 de agosto Novena às 18h – Terço Mariano e às 18h30 Santa Missa com padres convidados.
Dia 19 Alvorada às 5h da manhã.
Dia 20 Abertura da Tenda do Congo às 20h.
Dia 21 Subida do Mastro e da Bandeira de São Benedito às 16h.
Dia 24 – Concurso de desenho e poesia às 9h.
Dia 27 Procissão das Congadas Mirins às 07h30
– Samba do Encontro em frente a Tenda do Congo às 12h.
– Apresentação da Embaixada às 16h30.
– Apresentação do Boi das Oliveiras e apresentação da Mulinha às 20h.
Dia 28 Apresentação das Congadas 10h.
– Retirada do Caiapó no Iracema Rodrigues às 15h.
– Santa Missa na igreja Matriz seguida de procissão até a capela de São Benedito, com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito às 17h.
Dia 29 Reinado às 16h com saída da Matriz até a Capela de São Benedito
– Show com o Grupo Fundo de Quintal às 23h. Show gratuito na Avenida Santa Cruz com distribuição de pulseiras de identificação para controle de público.
Dia 30 Dia do Congo às 14h.
– Descida do Mastro e da Bandeira às 18h.