Os comprovantes de rendimentos para o imposto de renda não precisam ser enviados fisicamente. Eles podem ser disponibilizados por e-mail ou por links na internet. Servidores públicos federais podem acessar os informes no site do governo.
LEIA MAIS
Como ver o alinhamento dos planetas?
Até quando empresas e bancos têm que enviar comprovantes para o IR?
As empresas e as instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para mandarem aos contribuintes os dados para o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2025. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do IRPF, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.
Os documentos devem detalhar:
- Valores recebidos em 2024
- Descontos para Previdência Social e Imposto de Renda retido na fonte
- Contribuições para Previdência Complementar e planos de saúde coletivo (se houver)
Aposentados e pensionistas podem acessar os comprovantes no site ou aplicativo ‘Meu INSS’, usando a mesma senha dos extratos. Quem não tem senha pode seguir as instruções do site para cadastrar uma.
Bancos e corretoras devem informar saldos de contas e investimentos. Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer comprovantes para dedução no IR.
Desde 2023, o prazo para entrega do IRPF vai de 15 de março a 31 de maio. A mudança foi feita para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida no primeiro dia.
Se o informe não for recebido até dia 28, o contribuinte deve procurar o setor de RH da empresa ou o gerente da instituição financeira. Em caso de erros, é necessário solicitar um novo documento corrigido.
Caso os dados corretos não cheguem até o fim de maio, o contribuinte pode enviar uma declaração preliminar e, depois, uma retificadora para evitar multas.
LEIA TAMBÉM
Como se inscrever na lista de espera da Fuvest?