Aguardada por muitos e nem tão querida por outros tantos, a estação mais fria do ano chegou às 23h42 desta sexta-feira (20). Segundo os meteorologistas, o inverno deve mostrar uma regularidade distinta do que se via nos últimos anos. Nesses primeiros dias, trará chuva e frio na maior parte do país e as capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste tendem a sentir mais a queda da temperatura.
O inverno tem por padrão a queda de temperaturas devido à menor intensidade de radiação solar que a região do globo terrestre está recebendo, além de dias com menor duração, ou seja, anoitece mais rápido. Mas, afinal, até quando iremos encarar essas mudanças? Confira:
Até quando vai o inverno?
O inverno de 2025 irá terminar às 15h19 do dia 22 de setembro. Ainda que tenhamos de passar por uma estação fria, não é prevista a formação de El Niño ou La Niña, segundo a Climatempo, o que aponta para uma certa neutralidade da estação nos próximos meses.
LEIA MAIS
Como gerar imagens com IA usando o ChatGPT pelo WhatsApp?
Confira o guia da colaboração de Attack on Titan e PUBG MOBILE
Como a estação mais fria do ano impacta as lavouras?
Com a chegada do inverno, produtores rurais de todo o país se deparam com uma nova realidade climática que pode tanto favorecer como ameaçar as lavouras. A estação exige atenção redobrada com o manejo e preparo do solo, além da escolha das culturas mais adequadas às baixas temperaturas. (leia mais aqui)
LEIA TAMBÉM
Por que o Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz?