Um filhote de veado-campeiro albino foi avistado durante um safári pantaneiro, realizado na fazenda Caiman, em Miranda (MS). O registro foi feito pelo biólogo Gustavo Figueirôa e publicado em outubro deste ano, mas apenas agora viralizou na internet.
Em entrevista à TV Morena, afiliada da TV Globo, Figueirôa explicou que, ainda que não seja comum encontrar o veado-campeiro no Brasil, é possível avistar a espécie com mais facilidade no Pantanal.
“O veado-campeiro é uma espécie que não é comum de ser vista fora do Brasil, apesar da espécie ocorrer em vários biomas, ela é ameaçada em vários biomas, mas no Pantanal a gente consegue ver com uma certa facilidade em alguns lugares né! Porém, um veado albino é raríssimo!”, disse.
LEIA TAMBÉM
Vira-lata fica conhecido após visitar túmulo de antigo tutor diariamente
O filhote albino andou pelo campo junto com outros animais de sua espécie por aproximadamente dois minutos, o que possibilitou o registro. Segundo o biólogo, a pelagem branca do animal faz com que ele seja muito raro.
“Um veado albino é a primeira vez que eu já ouvi falar. O pessoal da fazenda que mora lá há anos, vários pantaneiros que moram no Pantanal nunca tinham visto. Conversei com uma especialista que também trabalhou com albinismo entre as espécies de cervos. A especialista já registrou isso em outros locais, mas no Pantanal nunca tinha ouvido falar”, declarou Gustavo à TV Morena.
Porém, segundo o biólogo, a cor do animal pode dificultar sua sobrevivência, uma vez que as cores dos veados-campeiros são parte das estratégias de camuflagem da espécie.
LEIA MAIS
Senado aprova PEC que restringe decisões individuais de ministros do STF