A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promoverá um seminário, nesta quarta-feira (23), para discutir uma década do trágico incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que resultou na perda de 242 vidas. O seminário está agendado às 14h30.
“Dez Anos da Tragédia da Boate Kiss: Recordar o Passado para Prevenir o Futuro”, o evento foi proposto pela deputada Luizianne Lins (PT-CE). Ela ressaltou que os pais e familiares das vítimas têm travado uma batalha incansável em busca de justiça e responsabilização dos culpados desde o acontecimento de 27 de janeiro de 2013.
LEIA TAMBÉM
Boate Kiss: STJ julga recurso do Ministério Público do RS nesta terça-feira
Boate Kiss: Conheça a série que relembra a tragédia em Santa Maria
“Após uma prolongada investigação e um julgamento extenso, os quatro réus envolvidos no caso foram condenados em dezembro de 2021. A sentença trouxe um certo alívio para os familiares que aguardavam ansiosamente por uma punição justa. No entanto, a decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em anular o julgamento, acatando parte dos recursos apresentados pelas defesas, gerou indignação e revolta. Mesmo diante disso, os familiares das vítimas não se abateram e continuam sua luta por justiça”, declarou.
COMO ESTÁ O JULGAMENTO DA BOATE KISS?
Em 2021, o Tribunal do Júri condenou dois sócios da boate, o vocalista e o produtor da banda Gurizada Fandangueira, com penas de aproximadamente 20 anos de prisão. Entretanto, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou o veredicto devido a falhas técnicas durante o julgamento. Consequentemente, os quatro acusados permanecem em liberdade.
Em junho deste ano, o julgamento de recurso do caso Kiss no STJ (Superior Tribunal de Justiça) foi adiado, após pedido de vista de dois ministros. No recurso, o Ministério Publico pede a restauração da condenação dos quatro réus.
LEIA MAIS