As penas dos condenados pelo incêndio na boate Kiss foram reduzidas. Em um julgamento que ocorreu nesta terça-feira (26), a 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aceitou parcialmente os recursos solicitados pelas defesas dos quatro réus. Com isso, ainda que a validade do júri tenha sido mandina, as condenações foram reduzidas. A decisão cabe recurso.
Qual a nova pena dos condenados pelo incêndio na boate Kiss?
Elissandro Callegaro Spohr – 12 anos (anteriormente, 22 anos e 6 meses)
Mauro Londero Hoffmann – 12 anos (anteriormente, 19 anos e 6 meses)
Marcelo de Jesus dos Santos – 11 anos (anteriormente, 18 anos)
Luciano Bonilha Leão – 11 anos (anteriormente, 18 anos)
LEIA TAMBÉM
Quando vai chover em São Paulo?
Quais são as atrações da Expointer 2025?
Apesar de ter aceito os pedidos da defesa de forma parcial, a desembargadora Rosane Wanner da Silva Bordasch rejeitou a tese de que a decisão do júri foi contrária às provas apresentadas ao longo do processo.
“As penas finais ficam, portanto, em 11 anos de reclusão para Luciano e Marcelo, e 12 anos de reclusão para Elisandro e Mauro no regime fechado. Por fim, vão mantidas também as prisões dos acusados, tendo em vista o regime inicial fixado e o entendimento sufragado pelo STF”, declarou a desembargadora.
Em nota, a defesa de Luciano Bonilha Leão afirmou que está “parcialmente satisfeita” com a decisão da Justiça. “Queríamos outro júri porém já ficamos satisfeitos com a redução da pena que colocará Luciano em um regime mais brando porém a defesa reafirma: Luciano é inocente!”, disse.
Já a defesa de Mauro Hoffman insiste que o júri deve ser anulado. “Vamos avaliar a possibilidade de recurso ao STJ e talvez embargos no TJ. Sobre a redução das penas, ficou dentro da legalidade, pelo menos, e Mauro deverá ser colocado em liberdade ainda este mês”, disse.
As defesas de Elissandro Callegaro e Marcelo de Jesus dos Santos não se manifestaram até o fechamento desta matéria, mas o espaço segue aberto a atualizações.
Tragédia da boate Kiss
Em 27 de janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), deixou 242 vítimas fatais e 636 feridos. A maioria dos mortos sofreu com asfixia depois de inalar a fumaça tóxica que foi gerada pela queima da espuma que revestia o teto do palco. Um artefato pirotécnico usado por um dos integrantes da banda que se apresentava na data teria começado o fogo.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!