Nesta terça-feira (14), a Caldense divulgou nota oficial comunicando que o clube não irá participar da Série D do Campeonato Brasileiro 2023. Com a desistência, a vaga deve ficar com o Villa Nova.
O motivo alegado pela Veterana foi a falta de recursos para a montagem de uma equipe competitiva para a disputa do torneio nacional.
“Os recursos disponíveis no momento não são suficientes para tal. Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem. Além disso, a diretoria executiva tem o compromisso e a responsabilidade fiscal com as contas da instituição. Assim, a Caldense optou por não disputar a Série D 2023”, diz a nota em um trecho.
LEIA TAMBÉM
Técnico fez pedido especial à Caldense alcançar a 1ª vitória
Caldense vence e Pousão empata pela quinta rodada do Mineiro
Em 2022, o time de Poços de Caldas terminou a Série D entre as quatro piores campanhas, com apenas uma vitória nos 14 jogos disputados.
A vaga para a Série D foi conquistada após a campanha que levou o time às semifinais do Mineiro em 2022. Na oportunidade, o clube também garantiu participação na Copa do Brasil.
Agora, com a desistência, o calendário de 2023 da Caldense se resume ao Mineiro, que já está em disputa, e à Copa do Brasil, torneio em que a Veterana enfrentará o Ceará no dia 1º de março.
A Caldense não tem vaga garantida para a Série D em 2024. Para se classificar, precisa terminar o estadual deste ano entre as melhores campanhas, porém, atualmente o clube está entre os três times com as piores campanhas, o que não daria a vaga para a quarta divisão nacional.
Confira a nota na íntegra:
“A Caldense entra nas competições sempre com o intuito de conseguir os melhores resultados e objetivos possíveis. A cada ano os investimentos necessários para se manter uma equipe profissional vem aumentando e equilibrar a parte econômica tem sido um grande desafio. A Caldense gostaria de montar uma equipe a altura de sua tradição quase centenária de conquistas e glórias para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2023, para brigar pelo tão sonhado acesso à Série C. Entretanto, os recursos disponíveis no momento não são suficientes para tal. Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem. Além disso, a diretoria executiva tem o compromisso e a responsabilidade fiscal com as contas da instituição. Assim, a Caldense optou por não disputar a Série D 2023. Contamos com a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Diretoria da Caldense”
LEIA MAIS
Varginha recebe “Exposição Internacional Dragões” a partir do dia 19