11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Câmara de Poços de Caldas comemora 60 anos da Psicologia no Brasil

A Câmara de Poços realizará, na próxima terça-feira (30), às 19h30, uma sessão especial em homenagem aos 60 anos da Psicologia no Brasil

A Câmara de Poços realizará, na próxima terça-feira (30), às 19h30, uma sessão especial em homenagem aos 60 anos da Psicologia no Brasil. Durante a reunião, será feita uma homenagem ao Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e a vários psicólogos do município, representando todos os profissionais que atuam na cidade.

O evento foi proposto pela vereadora Luzia Martins (PDT), por meio de requerimento aprovado em Plenário. Para ela, em virtude da importância social da profissão, é preciso reconhecer e enaltecer o trabalho promovido na área. “Convido a estarem presentes neste dia todas as psicólogas, psicólogos e estudantes para uma reflexão acerca da contribuição da Psicologia nas agendas de políticas públicas que visem à promoção, defesa e garantia dos direitos humanos e à participação dos psicólogos nas pautas de humanização das cidades, cidadania e inclusão social”, comenta.

LEIA TAMBÉM
MEI é incluído no Programa Emergencial de Acesso a Crédito
Cidades do Sul de Minas recebem 40º Enduro da Independência
Justiça autoriza registro de criança com duas mães e um pai

A Psicologia chegou ao Brasil como ciência e profissão no início do século XX. Somente em 1962, por meio da Lei nº 4.119, tornou-se uma profissão regulamentada. Em 1971, foi criado o Conselho Federal de Psicologia, sob o controle do Ministério da Saúde.

Segundo Luzia Martins, a Psicologia no Brasil, nestes 60 anos de regulamentação, busca contribuir com a construção de uma Psicologia científica acessível e que promova saúde mental e bem-estar à sociedade, mesmo em seus momentos mais difíceis e desafiadores. “Ser psicólogo não é tarefa fácil, é a profissão do cuidado, da atenção, do questionamento, da empatia com o outro. Para exercer essa profissão é necessário ter domínio teórico, zelo, estudo constante, responsabilidade e, acima de tudo, compromisso ético e social”, ressalta.

O Legislativo municipal também promoveu outra ação em comemoração à data, com uma exposição montada no saguão de entrada da Câmara, que tinha o objetivo de apresentar historicamente, através de textos e imagens, a Psicologia como ciência e profissão, mostrando algumas das possíveis áreas de atuação de um profissional da área. A curadoria é da psicóloga Isadora Conti e as imagens são da educadora social e fotógrafa Michelle Veloso. A mostra foi organizada em parceria com a Faculdade Pitágoras e a PUC Poços de Caldas.

LEIA MAIS
Ciclista pouso-alegrense de 30 anos morre após ser atropelado

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress