O município de Cambuí, no Sul de Minas, deve implantar ainda no primeiro semestre de 2023 o estacionamento rotativo pago em vias definidas na cidade. Na quarta-feira (11), o prefeito Tales Tavares (SDD) assinou a autorização para criação do processo licitatório para a zona azul.
Segundo a Prefeitura de Cambuí, a medida visa atender a “necessidade de se assegurar aos usuários de veículos do município condições de estacionar em vias públicas e garantir a livre circulação de pessoas e mercadorias, principalmente na área central”.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra Meningite continua em Pouso Alegre
Capitólio fica debaixo d’água após represa transbordar
De autoria do Executivo municipal, o projeto de lei 37/2019 apresenta a criação da zona azul com 250 vagas de estacionamento rotativo localizadas na região central da cidade. Na justificativa do projeto de lei, o Executivo aponta que Cambuí possui cerca de 20 mil veículos cadastrados, além daqueles que circulam temporariamente pelo município.
Para a Prefeitura, a medida se pauta na deficiência de vagas de estacionamento público na região central de Cambuí, o que ocasiona problemas no trânsito. Conforme o PL, “estacionar um veículo na região central se tornou um desafio”.
Ainda, a gestão municipal afirma que a implantação de estacionamento rotativo é uma solução para assegurar a oferta de vagas em vias públicas e possibilita a utilização democrática do espaço nos centros urbanos, ao mesmo tempo em que apresenta melhores condições de mobilidade urbana.
A empresa responsável pela implantação e fiscalização da zona azul será licitada pela Prefeitura e terá a concessão dos serviços por cinco anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período. De acordo com a administração municipal, a previsão é que o serviço comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.
ZONA AZUL EM CAMBUÍ
Segundo o PL, a zona azul será implantada em Cambuí no entorno da praça Coronel Justiniano, na Rua João Moreira Salles, no entorno da rodoviária, na rua Governador Valadares, no trecho da rodovia Fernão Dias (BR-381) até a rua Padre Caramuru e na rua Coronel Lambert no segmento da rua Lino Lopes da Conceição até a rua Quintino Bocaiúva. Segundo o projeto, há possibilidade de expansão em outras ruas e avenidas.
A proposta prevê o funcionamento da zona azul de segunda a sexta-feira, entre 9h e 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Nestes horários, será permitida a permanência contínua de duas horas, com carência de dez minutos para regularização.
A previsão é de que o valor cobrado por hora seja de R$ 2. Ficarão isentos do pagamento os usuários idosos e PcD (Pessoas com Deficiência), com veículo devidamente identificado, desde que estacionadas nas vagas específicas a eles destinadas, no período máximo de duas horas.
Ainda, veículos licenciados, como táxis, ficam dispensados do pagamento da tarifa pelo período máximo de dez minutos por parada, desde que o condutor permaneça no interior do veículo.
LEIA MAIS
Ufla: pesquisa permite regulamentação do queijo de casca florida