Um cão, vítima de maus-tratos, foi resgatado na última sexta-feira (18) no bairro Jardim Bernadete, em Itajubá (MG). A Polícia Civil e Guarda Civil Municipal foram até o local após denúncias e encontraram o animal sem alimentação, muito magro e em meio a fezes. Foi o terceiro resgate de cachorros debilitados e negligenciados em menos de um mês na cidade. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22).
Ao chegarem no local, os agentes perceberam que o animal estava em um ambiente insalubre e abandonado. Uma veterinária da prefeitura também foi acionada para prestar apoio na operação. O proprietário da casa informou à Polícia Civil que o imóvel estava alugado para um casal. Porém, de acordo com o homem, os inquilinos não eram vistos há algum tempo no local. Os policiais conseguiram identificar a tutora do cão e estão tentando encontrá-la, para ela dar sua versão dos fatos.
OUTROS CASOS
Três cães foram resgatados no dia 25 de outubro no bairro Novo Horizonte, em Itajubá. A Polícia Civil e Guarda Civil Municipal foram até o local após denúncias. De acordo com os policiais, na casa havia dois cães.
Um dos animais, da raça Pitbull, estava extremamente magro e ferido no quadril. Já o outro, um vira-latas, estava com uma das patas machucada. Ainda segundo os investigadores, a dona dos animais afirmou que um deles abortou e parou de comer. Porém, não levou a cadela em nenhum veterinário e a deixou definhando no terreno. O outro apresentava uma das patas inchadas e também não foi tratado. A mulher alegou falta de recursos financeiros para levá-los a um especialista.
Um terceiro cão foi resgatado no bairro pelos agentes. Ele estava amarrado em uma corda curta na cerca da rua em que a equipe estava. Segundo os policiais, o animal foi abandonado no local de forma cruel, pois, esse cachorro teria mordido uma criança na região.
LEIA TAMBÉM
Produtores com selo do Sul de Minas se destacam na Semana Internacional do Café
Corpo de menino de 6 anos que se afogou em Ribeirão Vermelho é encontrado
No dia 14 de outubro, a Polícia Civil prendeu em flagrante um jovem de 18 anos por cometer maus-tratos contra os animais no bairro Açude, em Itajubá. Os cães, um Pitbull e um Rottweiler, foram encontrados desnutridos.
Segundo a polícia, ao chegarem ao endereço, após denúncias, encontraram os cachorros em cativeiro e a cena era de crueldade, pois um dos animais sequer conseguia ficar de pé e tremia de fraqueza.
A irmã do rapaz disse aos policiais que os cães eram alimentados apenas com restos de comida estragada. O jovem preso é também acusado de estupro e ameaça contra mulheres, além de ser investigado por roubos e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi levado para o presídio de Itajubá.
Os animais resgatados foram encaminhados para o Centro Municipal de Zoonoses e Santuário Jardim de São Francisco.
Maus-tratos contra cães pode resultar em 5 anos de prisão
De acordo com artigo 32 da Lei de Crimes ambientais, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime. A pena para o delito é de três meses a um ano de prisão, mais multa. No caso de cães e gatos, de acordo com a Lei Sanção, pode chegar a cinco anos de reclusão
LEIA MAIS
Mortos encontrados em rios de Santa Rita do Sapucaí foram executados por integrantes do PCC