14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Casamento homoafetivo foi proibido?

Projeto de lei foi aprovado na Câmara nesta terça-feira (10); texto restringe termo casamento e união estável a uniões heterossexuais

 

 

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou, por 12 votos a 5, um projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre duas pessoas do mesmo sexo. O texto foi apresentado em 2007, antes do STF (Supremo Tribunal Federal) permitir uniões homoafetivas, e foi desengavetado em 2023. 

A retomada do projeto se dá por parlamentares de oposição ao governo e ligados à bancada evangélica na Câmara. 

Os casamentos homoafetivos não estão regulamentados em lei. A base jurídica para a oficialização dessas relações é uma decisão do STF de 2011. 

À época, por unanimidade, os ministros decidiram que um artigo do Código Civil deveria ser interpretado para garantir o reconhecimento de uniões entre pessoas do mesmo sexo. A decisão também considerou essas relações como entidades familiares.  

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

Primeiro avião de resgate parte de Tel Aviv com 211 brasileiros 

Bolsonaro pode se tornar inelegível pela segunda vez?

Em 2013, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) editou uma resolução para obrigar a celebração de casamentos de pessoas do mesmo sexo em cartórios. Na época, os registros aumentaram quase quatro vezes no Brasil. 

- Publicidade -

Após a votação nesta terça-feira (10), o texto segue para as comissões de CCJ (Direitos Humanos e de Constituição e Justiça) da Casa. 

No novo relatório, o deputado Pastor Eurico (PL-PE) propôs a inclusão, no Código Civil, de trecho que define que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. O texto também estabelece que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios e requisitos do casamento religioso.

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress