O chanceler alemão, Friedrich Merz, que integrou a comitiva da Alemanha na COP30, realizada em Belém (PA), foi criticado após fazer um discurso considerado xenofóbico ao retornar ao seu país. Durante uma fala na Confederação de Comércio Alemã, na última quinta-feira (13), Merz afirmou que todos estavam felizes por voltar “daquele lugar” onde estavam.
A declaração — interpretada como xenofóbica por diversos setores — repercutiu rapidamente no cenário internacional e ganhou ainda mais força no Brasil ao longo desta semana. Especialistas em relações internacionais, representantes políticos e usuários nas redes sociais classificaram o comentário como inadequado e ofensivo ao país-sede da COP30, gerando debates sobre respeito diplomático e postura de autoridades estrangeiras.
@g1 #g1naCop30 – O chanceler alemão, Friedrich Merz, comparou o Brasil com a Alemanha durante um discurso realizado no Congresso Alemão do Comércio no dia 13 de novembro. Merz disse que seu país era um dos "mais bonitos do mundo" e que todos os jornalistas alemães que estiveram na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, ficaram felizes de ir embora da cidade. "Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos." O chanceler alemão esteve na Cúpula dos Líderes em Belém, onde participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele anunciou a participação da Alemanha no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). "Vamos contribuir com quantia considerável", disse Merz, durante entrevista coletiva. O valor, contudo, não foi confirmado. O fundo é uma das apostas do governo brasileiro em relação ao financiamento de ações para o combate às mudanças climáticas. O lançamento oficial do fundo foi feito na última semana e a expectativa do governo é de que ele possa, no longo prazo, arrecadar até US$ 125 bilhões. #COP30 #Alemanha #chanceler #Belém #Merz #g1 #tiktoknotícias ♬ som original – g1
Confira abaixo algumas das principais reações à fala do chanceler alemão
Nesta segunda (17), por exemplo, o ministro alemão do Meio Ambiente, Carsten Schneider, realizou uma publicação no Instagram destacando o que viu de positivo na capital:
Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião. Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP. Teria algumas ideias, por exemplo, pescar com os meus amigos da Amazônia
diz o texto da postagem em alemão.
No Brasil, o efeito foi ainda maior, com a reação do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Na noite de ontem, ele usou o X para destacar seu posicionamento:
O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso do chanceler alemão @_FriedrichMerz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado. O futuro pede menos promessas e mais apoio concreto para quem protege as florestas. Aproveito para fazer outra pergunta: quem aqui tem orgulho do Pará e do Brasil? Que levante a mão e comente contra toda forma de preconceito
afirmou o governador.
LEIA MAIS
Por que Larissa Manoela quer indenização dos pais?
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!
O Tudo EP é o portal de conteúdo do Grupo EP que conecta você às principais notícias, tendências e curiosidades do momento. Aqui, você encontra informação de qualidade, com credibilidade e linguagem acessível, sobre temas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, cultura, economia, inovação, games, entretenimento, viagens, pets, gastronomia e muito mais.
Nosso conteúdo é produzido por uma equipe de jornalistas experientes e também reúne matérias de veículos parceiros como os portais regionais ACidade ON e as rádios CBN, garantindo uma cobertura ampla e confiável em diferentes regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais. Além disso, oferecemos especiais temáticos, como a Rota do Arraiá, que valorizam tradições culturais e eventos locais.
Seja para se informar, se inspirar ou apenas passar o tempo com uma boa leitura, o Tudo EP é o seu ponto de encontro com o que há de mais relevante e interessante.
Continue navegando pelo nosso site e descubra um universo de conteúdos feitos para você!