A chuva anual de meteoros Leônidas, que acontece neste sábado (18), será visível em todo o país. Relacionado ao cometa Tempel-Tuttle, o fenômeno terá seu pico entre às 2h e 5h da manhã, podendo ser visto a olho nu em regiões distantes de centros urbanos. Já em cidades grandes e com muita poluição, a tendência é que os observadores tenham uma visibilidade reduzida do evento.
LEIA TAMBÉM
Vai ter horário de verão em 2024? Comerciantes pedem retorno
Academia Brasileira de Cultura: veja quem faz parte
Descoberto em 1865, o cometa Tempel-Tuttle dá voltas ao redor do Sol a cada 33 anos e, sempre que faz isso, solta as partículas que compõem a chuva de meteoros Leônidas. Acontece que, à medida que o cometa se aproxima da estrela da Terra, parte do gelo presente na superfície do corpo celeste se aquece e quebra, dispersando rocha e poeira ao longo de seu percurso.
Por sua vez, a Terra cruza a órbita do Tempel-Tuttle, todos os anos, no mês de novembro. Quando colide com os detritos deixados pelo cometa, as partículas entram na atmosfera terrestre, tornando-se incandescente e formando os rastros luminosos que são popularmente conhecidos como estrelas cadentes.
LEIA TAMBÉM
Brasil pede apoio de Israel para nova repatriação em Gaza