Um ciclone extratropical pode atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil a partir desta quinta-feira (15). De acordo com a previsão dos meteorologistas, enxurradas poderão atingir as áreas entre a tarde desta quinta e a madrugada de sexta-feira (16). A diferença de um ciclone tropical para um extratropical está relacionada a sua origem. Enquanto os extratropicais costumam surgir no mar, os tropicais se formam no entorno dos trópicos. Outra diferença está na relação exclusiva do ciclone extratropical com as frentes frias.
Ainda existe o ciclone subtropical, que se trata de um sistema de baixa pressão, não está associado às frentes frias e é capaz de provocar grande volume de chuva e ventos de maior intensidade.
LEIA TAMBÉM
Saiba se existe vacina contra a febre maculosa
Caso Jeff Machado: Principal suspeito de matar ator é preso
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE UM CICLONE?
Para os especialistas, os ciclones extratropicais podem causar grande acúmulo de chuvas e consequências nas cidades do litoral. De acordo com a previsão, com a chegada do fenômeno nesta semana, é esperado que a temperatura caia e mantenha as máximas abaixo dos 20°C. Outra consequência é a chegada de ventos poderosos, que poderão chegar até 100 km/h.
Além disso, pode haver riscos de deslizamentos de encosta e enchimento de rios no sul e sudeste. Nos centros urbanos, há perigo de alagamento, devido ao excesso de chuva.
LEIA MAIS