O prefeito da cidade de Maquiné, no norte do Rio Grande do Sul, João Marcos Bassani dos Santos, pediu, em tom de desespero, para que os moradores deixassem suas casas devido ao ciclone extratropical. O alerta foi feito em uma live do Facebook nesta quinta-feira (15)
“Estou pedindo, implorando, saiam”, diz, ao afirmar que não existem equipes do Corpo de Bombeiros suficientes para atender a demanda. “Antes que seja tarde”.
O prefeito alertou para que as pessoas procurassem lugares mais altos e preservassem a vida ao invés dos bens materiais.
LEIA TAMBÉM
Ciclone extratropical ou tropical? Confira a diferença
PF realiza buscas no gabinete de Marcos do Val com autorização de Moraes
CICLONE EXTRATROPICAL NO SUL E SUDESTE DO PAÍS
O ciclone extratropical se formou na madrugada desta sexta-feira (16), no Rio Grande do Sul e sudeste do país e causou queda de temperatura, ventanias e alagamentos, no litoral norte do Estado gaúcho. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia alertado na quinta-feira (15) para chuvas intensas e volumosas com risco de enxurrada nas regiões, com possibilidade de enchentes nos rios.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas às Agricultura), da Unicamp, a precipitação, no sudeste do país, deve dar uma trégua nesta sexta-feira (16). No entanto, meteorologistas afirmam que o frio ainda vai persistir por mais tempo, com previsão de mínimas de até 6°C no final de semana.
LEIA MAIS