A partir desta quarta-feira (23), um novo ciclone extratropical deve se formar entre Uruguai e o Rio Grande do Sul. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno tem potencial de apresentar rajadas de vento de mais de 100 km/h no Sul, até o final de semana. Entretanto, outras regiões do país também poderão ser afetadas. Veja a seguir se São Paulo será atingido pelo ciclone:
Ciclone pode atingir SP?
Caetano Mancini, mestre em meteorologia pela UFRJ, afirmou ao G1 que o estado de São Paulo também pode sentir os efeitos da passagem do ciclone extratropical, a partir da tarde desta quinta-feira (24).
“O ciclone se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e depois vai para o oceano. A frente fria que se segue a esse fenômeno deve atingir também Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo”, prevê Mancini.
Segundo o meteorologista, a previsão é que o fenômeno traga mais ventania do que chuva. Mas, apesar das consequências do ciclone, o estado não deve registrar os mesmo ventos que o último dia 11.
“Aquela frente fria foi muito abrangente, com uma linha de instabilidade imensa. Essa deve ser mais parecida com as passagens normais de ciclone – forte, mais isolada”,
comparou.
LEIA TAMBÉM
Quem pode ser excluído do Simples Nacional?
Como regularizar as dívidas do MEI?
O que é um ciclone extratropical? Entenda fenômeno que vai afetar São Paulo
Os ciclones extratropicais consistem em sistemas de baixa pressão atmosférica que, geralmente, surgem em latitudes médias. O fenômeno é formado a partir do contraste de temperaturas de diferentes massas de ar, ou seja, quente e fria.
LEIA MAIS
Tem como mudar o local de prova do Enem?