Cidades do Sul de Minas irão receber o projeto Cemig nas Escolas, que leva tendas tecnológicas itinerantes, equipadas com jogos interativos de eficiência energética, para escolas públicas do estado. As cidades de Areado, Três Corações e Nepomuceno serão as próximas a receberem a iniciativa, prevista para acontecer no mês de dezembro.
O Cemig nas Escolas atenderá, em 2022, cerca de 300 mil alunos da rede pública, em mais de 100 municípios mineiros. De acordo com a companhia, o objetivo é a disseminação de hábitos que contribuem para a redução do desperdício de energia elétrica.
A iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos, por meio de palestras, e a visitação a tenda e unidade móvel de eficiência energética. A tenda também é aberta para o público em geral.
Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto quer transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso.
“Queremos levar aos nossos clientes informações para o uso sustentável da energia, e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.
O programa da Cemig é regulado pela Aneel e utiliza um percentual da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica, além da redução do desperdício desse recurso.
Os locais da tenda itinerante serão divulgados em breve pelas prefeituras participantes. As atividades do circuito são disponíveis ao público dos locais visitados e, aproximadamente, R$ 12 milhões são investidos na iniciativa.
Tecnologia para ensinar
A tenda tecnológica conta com quatro jogos interativos, um deles de realidade virtual. A unidade móvel, um caminhão, tem seu interior, o escape room. O jogo simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos e os alunos solucionam desafios para tornar o ambiente mais eficiente.