O governo federal adiou a divulgação do resultado final do CNU (Concurso Nacional Unificado), o Enem dos concursos. A lista de aprovados deveria ser anunciada nesta quinta-feira (21), mas precisou ganhar uma nova data. Os concurseiros que fizeram as provas ficaram receosos de que o CNU pudesse ser cancelado.
O adiamento foi necessário por causa de um impasse jurídico. Uma decisão judicial exigiu a reintegração de candidatos eliminados no concurso. Eles não completaram o processo do cartão de respostas da prova. Entenda mais abaixo.
CNU vai ser cancelado?
O CNU não vai ser cancelado. De acordo com o ministério, o governo federal firmou um acordo judicial para garantir a continuidade do concurso. 32.260 candidatos foram reintegrados para a correção da prova discursiva.
Quando vai ser divulgado o resultado do Enem dos concursos?
O resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro de 2025. O novo cronograma foi divulgado nesta quinta-feira (21) pelo ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Por que o resultado do CNU foi adiado?
O problema jurídico se deu porque os cadernos de prova tinham várias versões. Apesar das questões serem as mesmas, a ordem delas estavam embaralhadas para dificultar possíveis fraudes e colas.
Por causa disso, os participantes precisavam preencher o cartão de respostas identificando a versão do seu caderno de questões preenchendo a bolinha correspondente, além de transcrever uma frase que estava na capa da avaliação.
As instruções estavam na prova, mas vários candidatos relataram que foram orientados pelos fiscais de prova que bastava fazer a transcrição para identificar o tipo de gabarito, sem a necessidade de preencher a bolinha, o que causou a eliminação desses concurseiros.
O MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação civil pública contra o governo pedindo a reintegração dos candidatos eliminados ao concurso.
O juiz da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Tocantins decidiu que as instruções na prova deixavam claro que seriam eliminados apenas os participantes que não fizessem as duas coisas: preencher a bolinha com o número do gabarito e transcrever a frase da capa. Por isso, ele determinou a reintegração dos candidatos.
LEIA MAIS