No dia 6 de novembro, Poços de Caldas, no Sul de Minas, completará 150 anos e a cidade terá uma série de shows para comemorar a data. Jota Quest, Alexandre Pires, Paralamas do Sucesso e Rio Negro e Solimões são algumas das atrações do festival. Nesta segunda-feira (24), começou a troca de ingressos para os shows. Cada ingresso equivale a 1 kg de alimento não perecível.
Os ingressos poderão ser trocados das 8h30 às 17h30 em entidades assistenciais da cidade. De acordo com a prefeitura, uma única pessoa pode retirar até cinco bilhetes para seus familiares. Um sistema de cadastramento foi criado. “O CPF que já foi cadastrado não pode ser liberado novamente para a mesma data e cada pessoa tem direito a um ingresso. O sistema usado em todas as instituições que farão a troca por alimentos é o mesmo”, informou Carlos Almeida, secretário de Promoção Social.
Os shows vão acontecer no Estádio Municipal Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, de 2 a 6 de novembro. Os portões serão abertos às 10h, com programação ao longo do dia e shows às 17h nos dias 3 e 4 de novembro.
Segundo a administração municipal, além de artistas de renome nacional, a festa terá diversas apresentações artísticas e culturais. O evento contará ainda com praça de alimentação, exposições e serviços com atendimento gratuito para a população.
LEIA TAMBÉM
Praça Travessia, em Três Pontas, terá evento em homenagem aos 80 anos de Milton Nascimento
Carreta escola vai oferecer workshops gratuitos de qualificação profissional em Alfenas
CONFIRA OS PONTOS DE TROCA:
Lar Filhos da Benção
Lar dos Velhinhos da Sociedade São Vicente de Paulo
Associação Beneficente Fonte de Vida Nova
Serviço de Obras Sociais
Associação de Promoção Humana e Ação Social Aphas
Associação Círculo de Arte com Ciência
Assistência Social Emanuel
Gota de Leite Sinhá Junqueira Lemos
Associação das Damas de Caridade
Vila Vicentina Elvira Dias
Casa do Caminho
Casa do Menor Ednan Dias
Associação Criança Feliz
Associação Metodista de Ação Social
Associação Lenços ao Vento
Adefip
Apae
Associação Bem Viver de Apoio à Comunidade
AADV
Associação Beneficente de Apoio à Comunidade
Instituto A
Asilo Vinha do Senhor
Centro de Ensino Educação e Pesquisa Capoeira
150 ANOS DE HISTÓRIA
Localizada no Sul de Minas Gerais, na divisa com o estado de São Paulo e a 1.186 metros de altitude, Poços de Caldas encontra-se em uma caldeira vulcânica, cercada pela Serra de São Domingos. A origem da cidade é atribuída à descoberta das águas termais e determina a formação de um povoado constituído para a cura.
Em 1819, August SaintHilaire, naturalista francês, descreveu minuciosamente o sítio e as águas minerais do rio Pardo. Na mesma data, ocorreu a doação da sesmaria, na freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio de Caldas, concedida pelo Governador da Capitania de Minas Gerais, ao Major Joaquim Bernardes da Costa Junqueira. Em 1865, junto à fonte Pedro Botelho, foi construído o primeiro balneário, com banheiros e duchas de água sulfurosa.
Só então em 1872 o local foi ampliado em 40 alqueires em foi definido o dia 6 de novembro como aniversário oficial da cidade. O primeiro estudo para a implantação da futura Poços de Caldas se deu na segunda metade do século XIX, quando a região já era conhecida pelas fontes sulfurosas e pelo afluxo de pessoas que a ela se dirigiam com o objetivo de tratar de doenças da pele.
LEIA MAIS
Monte Verde está entre os destinos mais procurados pelos turistas em Minas Gerais, aponta pesquisa