Nesta terça-feira (5), os norte-americanos vão às urnas a fim de eleger o próximo presidente dos Estados Unidos e, com isso, muitos já estão ansiosos para saber o resultado da disputa Kamala Harris x Donald Trump. Veja a seguir como acompanhar a apuração da eleição nos EUA ao vivo:
Como acompanhar a apuração da eleição nos EUA ao vivo?
Youtube
CNN (em português)
CNN (em inglês)
Live News (em inglês)
Sky News (em inglês)
My News (em português)
Sites
CNN
Fox News
NBC News
The Washington Post
The New York Times
ВВС
LEIA TAMBÉM
Como vai funcionar o “Enem dos Professores”?
Quando começa a ser pago o Pé-de-Meia Licenciaturas?
O que acontece em caso de empate?
Caso a eleição nos EUA acabe empatada será acionada a 12ª Emenda da Constituição, o que fará com que ela seja decidida pela Câmara. Neste caso, cada estado terá direito a um voto, independentemente do seu tamanho. Entretanto, quem votaria seriam os novos deputados eleitos.
Com isso, o candidato que tiver maioria na Câmara será eleito. Já o vice-presidente dependerá dos votos do Senado.
Uma vez que o país tem 50 estados, em caso de um novo empate, as negociações e votações seguiriam até o fim do impasse. Além disso, um presidente interino poderia ser nomeado se a situação fosse prolongada até o dia da posse.
Empate é possível?
Existe uma pequena chance de que Kamala Harris e Donald Trump terminem empatados na eleição presidencial, com cada um conquistando 269 dos delegados norte-americanos. Para ser eleito, o candidato vencedor deve conquistar 270 dos 538 delegados. Entenda:
Acontece que cada um dos 50 estados norte-americanos possui um determinado número de delegados, cujos votos são norteados pelo voto da população. Ou seja, o candidato mais votado em um estado ganha todos os delegados daquela região, ainda que vença apenas por um voto de diferença.
Vale mencionar que o número de delegados por estado é estabelecido de acordo com fatores como tamanho da população e o total de representantes no Congresso.
LEIA MAIS