Uma missão espacial fruto de um contrato bilionário entre a Boeing e a NASA levou dois astronautas a ficarem presos no espaço, sem previsão de volta confirmada. Após a decolagem ser adiada diversas vezes devido a problemas na nave, o foguete foi em direção à estação espacial no dia 5 de junho, com previsão de volta marcada para o dia 12 do mesmo mês. Entretanto, o veículo não voltou até hoje.
Como os astronautas ficaram presos no espaço?
O lançamento da Starliner já havia sido adiado por conta de problemas na nave. A última suspensão ocorreu por um vazamento de hélio, mas como o problema não foi considerado “grave”, a espaçonave foi aprovada para decolagem. O foguete acabou levando cerca de uma hora a mais do previsto para atracar no laboratório orbital. Ao chegar, foi necessário realizar mais testes na espaçonave, que acabaram indicando que a Starliner não tem condições para voltar à Terra.
Os astronautas presos devem voltar em outro veículo, que inicialmente viajará com apenas dois profissionais, para trazer Suni e Butch na volta. Entretanto, a ideia ainda não foi aprovada e está sendo analisada pela Nasa. Caso isso ocorra, o foguete deverá decolar em 24 de setembro e voltar em fevereiro de 2025.
LEIA TAMBÉM
Por que vai esfriar tanto em SP? Entenda a onda de frio
Medalhistas serão isentos de impostos?
O que aconteceu com astronautas que estão no espaço?
Os astronautas Suni Willians e Butch Wilmore ficaram presos no espaço devido a um vazamento de hélio na cápsula e devem retornar à Terra apenas em fevereiro de 2025.
LEIA MAIS