O mês de agosto começou nesta terça-feira (1º) e o El Niño terá uma grande influência no inverno, deixando o mês com um clima mais quente em grande parte do Brasil, principalmente no Centro-Sul e Norte do país. Na região Sul, é esperada um maior volume de chuvas.
O QUE É O EL NINÕ?
O El Niño consiste no aquecimento das águas do Pacífico na região da Linha do Equador, com mudança na circulação de ventos e a distribuição de chuvas em todo o planeta. Por isso, neste inverno, a previsão é de chuva abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste, e mais volumes no Sudeste e Sul.
LEIA TAMBÉM
Zoológico chinês é acusado de ter humano fantasiado de urso
Comissão apura denúncias de excesso policial no Guarujá
“Geralmente, o impacto que o El Niño causa no Brasil é a redução de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, enquanto na Região Sul e no Sudeste é observado aumento das chuvas. No caso da temperatura, existe uma tendência de elevação em grande parte do país e esse aumento pode elevar o risco de queimadas no Brasil central. Dessa forma, teremos um inverno menos rigoroso por conta do El Niño”, explica a meteorologista Danielle Ferreira, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
LEIA MAIS