A Lua Cheia de junho, ou a Lua de Morango, como também é chamada, acontecerá nos dias 10 e 11 de junho. O fenômeno ganha destaque neste ano por sua posição, que será a mais baixa no Hemisfério Norte, nos últimos 18 anos. Isso se dará devido à parada lunar maior, um evento que acontece em um ciclo de 18,6 anos.
Apesar de sua coloração não ser vermelha, igual a um morango, a Lua contará com um brilho único, além de um tom ambarino. Confira como ver o fenômeno.
Como ver a Lua de Morango?
Para ver o fenômeno, será preciso estar em um lugar com pouca poluição luminosa e com uma visão ampla do horizonte leste. Para observar os detalhes, como marca de impactos de asteroides, é recomendado o uso de binóculos ou telescópios.
LEIA TAMBÉM
Qual o habitat natural dos canarinhos?
O que está acontecendo em Los Angeles?
O que é Lua de Morango?
O fenômeno é, na verdade, a Lua Cheia de junho. O satélite natural foi batizado com este nome pelos povos indígenas da América do Norte, uma vez que era associado à época da colheita dos morangos silvestres.
Desta forma, a Lua não conta com uma coloração avermelhada, assim como a dos morangos. No entanto, sua aparência durante o nascer leva um brilho com um tom ambarino, tornando assim, um espetáculo no céu.
Que horas?
A Lua de Morango estará mais intensa durante o anoitecer do dia 10 de junho. No entanto, no Brasil, o fenômeno estará completamente visível por volta das 4h45 da manhã.
LEIA MAIS