A Câmara dos Deputados abriu uma enquete sobre o PL 1904/2024, projeto de lei que equipara o aborto ao crime de homicídio. De autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ), o texto propõe uma pena de seis a 20 anos para quem realizar o procedimento após 22 semanas de gestação. A condenação valeria inclusive para vítimas de abuso e casos de fetos com anencefalia. Veja como votar o PL 1904:
Como votar o PL 1904?
Para votar o PL 1904, acesse o site da enquete;
Clique em “entrar” e realize o cadastro, com e-mail e senha, ou acesse a partir do cadastro no Gov.br;
Em seguida, escolha uma das cinco opções da enquete: concordo totalmente, concordo na maior parte, estou indeciso, discordo na maior parte ou discordo totalmente;
Por fim, clique em “votar” e confirme o voto.
Vale destacar que só é possível votar uma vez e que, caso seja registrado mais de um voto, mesmo com cadastros diferentes, a escolha mais recente será cancelada.
LEIA TAMBÉM
O que aconteceu com idosa que desapareceu no Aeroporto de Natal?
Quando será o concurso da Polícia Penal BA?
Parciais
Até o momento, 86% dos cidadãos que participaram da enquete discordam totalmente do PL 1904. Enquanto isso, 14% dos participantes concordam totalmente.
Segundo a enquete, a maioria acredita que o projeto de lei é misógino e tem o objetivo de criminalizar mulheres que recorrem à interrupção da gravidez como último recurso. Esses cidadãos acreditam que o procedimento é uma questão de saúde pública e não religiosa. Além disso, essa parcela também entende que as mulheres pobres serão as mais penalizadas, uma vez que não dispõem de recursos.
Já quem apoia o PL argumenta que o projeto vai impedir o “assassinato de fetos por causa de um crime que não foi cometido por eles”.
LEIA MAIS
Por que o fundador da Bola de Neve se afastou da igreja?