A Fernão Dias irá investir R$ 41 milhões na recuperação e manutenção da via. As obras serão de terraplenos e estruturas de contenção ao longo da rodovia. No Sul de Minas, dois trechos receberão melhorias. O objetivo é garantir a segurança dos usuários no período chuvoso, entre dezembro e março.
De acordo com a Arteris, concessionária que administra a Fernão Dias, nos 562 quilômetros concedidos de pista, entre Contagem e Guarulhos, existem aproximadamente 3.711 estruturas e todas as estruturas passam por manutenção e conservação preventiva, para evitar erosões e deslizamentos. No Sul de Minas, a Arteris está com obras na região de Lavras, no Km 637, e em Cambuí, na altura do km 907. São trabalhos de cobertura vegetal e implantação de drenagem.
“Este ano, 180 estruturas receberam algum tipo de melhoria. Em diversos pontos é possível notar a aplicação de técnicas de bioengenharia para recuperar o solo e evitar erosões. Entre os trabalhos de maior relevância está a recuperação do talude localizado no km 484, em Betim, que recebe a implantação de solo grampeado, juntamente com a aplicação de concreto projetado”, explicou a concessionária.
LEIA TAMBÉM
Entidades de Itajubá orientam sobre funcionamento do comércio em dias de jogos do Brasil na Copa
Após discussão, homem coloca fogo na casa da namorada em Poços de Caldas
A região paulista também possui pontos em manutenção. No km 60, em Mairiporã, e no km 75, em São Paulo, um dos materiais utilizados foi a manta de fibra de coco associada à hidrossemeadura. Um elemento 100% natural e biodegradável, que contribui no processo de semeadura evitando que animais e intempéries impeçam a germinação das sementes”, explica Mateus Wobeto, gerente de implantação na Arteris Fernão Dias.
O trabalho de monitoração das estruturas de contenção, realizado pela concessionária, tem papel fundamental na segurança de quem trafega pela rodovia e na fluidez do trânsito.
“Nosso trabalho rotineiro de monitoração é que garante à agilidade da concessionária em atuar em pontos estratégicos antes que ocorram problemas graves. Assim, impedimos que possíveis deslizamentos ocorram e atrapalhem o tráfego ou causem acidentes. Agir preventivamente reforça nosso compromisso com a segurança”, conclui o gerente
LEIA MAIS
Poços de Caldas volta a recomendar uso de máscaras de proteção em locais fechados